Webrádio Batista IBCD

domingo, 21 de março de 2010

Namoro, Noivado e Casamento (2 Parte)




A paz a todos e que Deus continue abençoando abundantemente.Hoje será abordado o segundo passo para se ter uma relação segundo a palavra de Deus:o NOIVADO. Para falar a respeito, será explanado o livro de Rute que diz assim: "Lava-te, unge-te,veste os teus vestidos. Então, desce à eira,mas não te dês a conhecer ao homem, até que tenha acabado de comer e de beber." (Rute Capítulo 3: 3- ECA).

Ora, o noivado é praticamente 2/3 entre o namoro e o casamento;sendo a última etapa da vida de solteiros, mas isso não significa liberdade e permissividade.Existem afirmações de que o namoro é longo,entretanto, o noivado é curto.Acredita-se que o noivado é momento de preparar emocionalmente, economicamente e espiitualmente para viver a dois.Não é tempo de conferir liberdades e permissividades;é compromisso social, pois envolve muitas pessoas.Não é coisa de criança ou pessoas imaturas, pois o signifca responsabilidade para com Deus e com os homens.

Rute, ao encontrar-se com Boaz, foi orientada pela sua ex-sogra, amiga e profetisa Noemi a se lavar, ungir com perfume e vestir a melhor roupa. Porém não deveria, em outras palavras, ter relação íntima com Boaz, quando disse: "Não te dês a conhecer ao homem.". O noivado é um passo importante para uma vida a dois. Entretanto, se há falta de respeito no namoro, agressões verbais, ciúmes, ações infantis e atitudes tíbeis, por que continuar? O namoro é um momento de conhecimento, para dar um passo maior que é o noivado e, posteriormente, o casamento. Se a relação é de ciúmes, de brigas, desrespeito e confusão, não leve adiante, pois o que se planta hoje, colher-se-á no futuro.

O verdadeiro amor é fruto do Espírito Santo. O amor não é permissivo, não se alegra com a injustiça, tudo sofre, tudo crê, tudo espera e tudo suporta. O apóstolo Paulo nesta passagem se refere do amor para com Deus e o próximo. Muitas pessoas por ler esta passagem, pensam que: o meu namorado me bate, me agride, me xinga, me desrespeita, mas eu o amo e por ele, tudo suportarei. Isso é paixão diabólica que acabará em morte ou desgraça.

Não se brinca com algo sério: a noiva precisa ser virtuosa, como está escrito:"...Toda a cidade do meu povo sabe que és mulher virtuosa." (Rute 3: 11- ECA). Perceba que Boaz, o noivo de Rute, a chamou de mulher virtuosa, respeitadora, temente a Deus, amorosa, discreta, sincera e cheia da presença de Deus. Como esá escrito também em Provérbios:"Mulher virtuosa, quem a achará?O seu valor excede a de muitos rubis." (Provérbios 31:10- ECA).

O noivo precisa respeitar a mulher, ter caráter, ser discreto, não ser dependente de opiniões de "pseudo-amigos e/ou irmaus". Olhe a pessoa com quem ficará o 'resto da vida' de uma forma que valha a pena lutar por essa relação e não apenas pela 'beleza física'. Se fores na conversa de pseudo-amigo ou irmaus, nunca serás feliz e não estás preparado para encarar a vida a dois. E lembre-se: se Deus está no controle da tua relação desde o namoro,vai dar tudo certo.

Que Deus abençoe a todos!
Pr. Weliton Santos



El noviazgo, compromiso y el matrimonio (parte 2)

Paz a todos y que Dios continúe bendiciendo.Hoy abordará el segundo paso para tener una relación de acuerdo a la Palabra de Dios: el compromiso. Para hablar de ello, se explicó que el libro de Rut, que dice: "Que se bañe, unge a sí mismo, el desgaste de su ropa. Así que, hasta el suelo, pero no te des a conocer al hombre hasta que haya terminado de comer y de beber. " (Rut Capítulo 3: 3 - NVI).

Sin embargo, el compromiso es casi 2 / 3 entre el cortejo y el matrimonio, y la última etapa de la vida individuales, pero eso no significa relaciones sexuales antes del matrimonio.Se afirma que la fecha es más, sin embargo, el compromiso es corto. Creo que el compromiso es tiempo para preparar espiritualmente, emocionalmente y económicamente a vivir los dos.El compromiso es social, ya que implica muchos persona; es la responsabilidad y significa el temor de Dios y los hombres.

La participación es importante ya sea un paso hacia una vida juntos. Sin embargo, si hay una falta de respeto en el noviazgo, la agresión verbal, los celos, las acciones y actitudes infantiles ¿por qué tomar esta relación hacia adelante? Pues bien, el cortejo es un tiempo de conocimiento, para tomar un paso mayor es el compromiso y luego el matrimonio. Si la relación es los celos, peleas, falta de respeto y la confusión, no vaya adelante, porque lo que la planta hoy, la cosecha será en el futuro.

El verdadero amor es el fruto del Espíritu Santo. El amor no es permisivo, no se alegra de la injusticia, todo lo sufre, todo lo cree, todo lo espera y lo soporta todo. El apóstol Pablo en este pasaje se refiere al amor de Dios y al prójimo. Mucha gente lee este pasaje, pienso: mi novio me golpeó, me duele, me maldiga, falta de respeto hacia mí, pero me encanta él. Esta pasión diabólica es que terminan en la muerte o desgracia.


No juegues con algo serio: la novia debe ser virtuosa, como está escrito :"...la ciudad entera de mi pueblo sabe que eres mujer virtuosa". (Rut 3: 11 - NVI). Tenga en cuenta que Booz, el novio de Rut, la llamó una mujer honesta, respetuosa y temerosa de Dios, discreto, sincero y lleno de la presencia de Dios. Mujer virtuosa como la esa también escrito en los Proverbios: "¿quién puede encontrar? Su valor supera al de muchas joyas." (Proverbios 31:10 - NVI).

El novio debe respetar a las mujeres, tener carácter, ser discreto, no depender de las opiniones de otras personas. Mire a la persona que será su esposa de una manera que vale la pena luchar por esta relación y no la "belleza física ".
Si usted está en la conversación de los demás, nunca será feliz y no está preparado para enfrentar la vida juntos. Y recuerde: si Dios está en control de su relación de noviazgo, todo irá bien.

Dios los bendiga!
Pr. Weliton Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estudo de Gênesis 1