Webrádio Batista IBCD

domingo, 30 de outubro de 2016

As Dez Fases do Sofrimento de Jesus (parte 2)



Shalom Adonai meus queridos. Gostaria de colocar dois versículos áureos para essas duas fases que serão faladas.
A primeira é:  "Assim como houve muitos que ficaram pasmados diante dele, sua aparência estava tão desfigurada, que ele se tornou tão irreconhecível como homem; não parecia ser humano;"(Isaías 52: 14). 

A segunda está em Isaías 53-3:"Ele foi desprezado e rejeitado pelos homens, um homem de dores e experimentado no sofrimento. Como alguém de quem os homens escondem o rosto, foi desprezado, e nós não tínhamos estima."

                                                                        Os Açoites

Yeshua (Jesus) veio a este mundo para ser homem de dores. O preço do resgate no passado era a doação/sacrifício. E Adonai (O SENHOR) doou o Cordeiro Santo para salvar e redimir toda humanidade: Yeshua HaMashiah (Jesus o Messias).

Em Lucas 23: 1-25 e João 19: 1-17; houve a farsa do processo preparado pelo Sinédrio hebraico, o envio de Jesus a Pilatos  e o desempate entre o procurador romano e Herodes. Pilatos ordena o flagelo de Yeshua (Jesus); então, os soldados o prendem numa coluna do pátio com os dois pulsos amarrados numa corda.

O tipo da arma que açoitou Jesus era:  tiras de couro, sobre as quais são fixadas bolinhas de chumbo e pequenos ossos. Eram dois soldados com açoites, um de cada lado, que golpeiam com chibatadas a pele do Senhor, já alterada por milhões de micro hemorragias provocadas pelo suor de sangue. A pele se dilacera (carne viva) e se rompe. O sangue espirra em cada golpe dado pelos flageladores. Vale salientar que, o máximo de chibatadas tomadas não chegavam a 40, pois antes disso, o flagelado desmaiava ou morria.
 Mas Jesus, tomou as 40 chibatadas e suportou toda dor por mim, por você, independente de sua religião e sua crença. Ele nos amou tanto; sua motivação para não morrer no flagelo foi toda humanidade que seria resgatada por Ele. Nesse flagelo, as forças de Jesus se esvaem, um suor frio lhe impregna a fronte a cabeça gira em uma vertigem de náusea, calafrios correm ao longo das costas.

                                                                     A Coroa de Espinhos

Com longos espinhos mais duros do que os de acácia, os algozes entrelaçam uma espécie de capacete e colocam sobre a cabeça de Yeshua (Jesus).O espinho penetrou no couro cabeludo do Senhor, fazendo- o sangrar. A madeira da acácia (ou cetim) era duro e sua planta tinha espinhos pontiagudos, sendo usado para criar os símbolos sagrados: arca, mesa e altar. 
Em Hebraico, o termo usado para acácia era shittah e seu plural shittin. As suas flores se parecem com pequenas bolas de ouro, também conhecidas como os louros da vitória. O incenso também foi feita da madeira da acácia.  De acordo com estudos, a coroa de espinhos foi feita de uma rara acácia egípcia, na qual eram mais duras e pontiagudas que a comum.  
Na Austrália, as sementes da acácia são estimuladas, infestadas e propagadas pelo fogo. Jesus passou pela prova do fogo ao ser flagelado. estimulou, infestou e propagou a salvação a toda humanidade por dois viés: 
1- o seu sangue derramado no corredor;
2- ao suportar os açoites e a coroa de espinhos. 

Depois da entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, Ele disse o seguinte: " Digo-lhes verdadeiramente que, se o grão de trigo não cair na terra e não morrer, continuará só. Mas se morrer, dará muito fruto." (João 12;24).   

Amados, Jesus foi desprezado, experimentado por dores, sofrimentos e chagas que homem comum não poderia suportar. Se você ainda não morreu para os vícios, o pecado, a mentira, a malícia; se está errando o alvo (hamartia - conceito de pecado), é hora de morrer em Cristo ( deixar a vida errada, o erro) e segui-Lo de todo o coração. Ser nova criatura em Cristo, ter uma aparência gloriosa, cheia do Espírito Santo e dar frutos.
Existem três fases para que o trigo morra:
1- se despe da sua  casca;
2- seca e desnuda;
3- ressurge com nova aparência.

Jesus, ao ser provado, teve sua pele em carne viva, foi despido das suas vestes e derramou a última gota de sangue e no terceiro dia ressurgiu com aparência gloriosa. 
O apóstolo Paulo disse : " Pois aqueles que de antemão conheceu, também o predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que Ele seja o primogênito entre muitos irmãos." (Romanos 8:29). 

Vale salientar aqui que a palavra predestinação não significa uma espécie de escolhidos, como muitos estudiosos colocam. Mas o sacrifício de Jesus foi para todos; entretanto, somente os que  confessarem a Jesus como Senhor e Salvador será salvo. Deus salvou a todos!
Jesus vos abençoe!
Pr. Weliton Santos 
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estudo de Gênesis 1