Webrádio Batista IBCD

domingo, 5 de março de 2017

Estudo: Hamartiologia (Estudo do Pecado)


Shalom queridos.
Vamos dar início ao estudo denominado "Hamartiologia". Em primeiro lugar, o que significa Hamartiologia?

Hamartia = pecado;  Logia= palavra, estudo. Logo, hamartiologia é o estudo do pecado. Em termos teológicos, Hamartiologia é a parte da Teologia Sistemática que estuda a Doutrina do Pecado.

O que é pecado?

Em primeiro lugar, é a transgressão da Lei de Deus; é tudo aquilo que falamos, pensamos, agimos e que não está de acordo com a lei moral de Deus. Em terceiro lugar, pecado é errar o alvo.

Onde se Originou o Pecado?

Está escrito em Ezequiel 28:15-15: " Você foi ungido como um querubim ungido, pois para isso o designei. Você estava no monte santo de Deus e caminhava entre as pedras fulgurantes. Você era inculpável em seus caminhos desde o dia em que foi criado até que se achou maldade em você."

E mais: " Você, que dizia em seu coração: subirei aos céus; erguerei o meu trono acima das estrelas de Deus; eu me assentarei no monte da assembleia, no ponto mais elevado do monte santo. Subirei mais alto que as mais altas nuvens; serei como o altíssimo. Mas às profundezes do Sheol você será levado,irá ao fundo do abismo!" (Isaías 14:13- 15).

Logo amados, o pecado teve origem no céu entre os anjos de Deus quando Lúcifer, querubim da guarda do Senhor, rebelou-se contra o Criador sendo expulso do Céu. Conforme está escrito:

"O grande dragão foi lançado para fora. Ele é a antiga serpente chamada diabo ou satanás que engana todo o mundo. Ele e seus anjos foram lançados à terra." (Apocalipse 12:9).

No Jardim do Éden, quando a serpente enganou Adão e Eva e eles desobedeceram a Deus, conforme está escrito:
"O Senhor ordenou livremente ao homem: coma livremente de qualquer árvore do jardim, mas não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que comer, certamente você morrerá." (Gênesis 2:17).

Deus deu ao homem livre-arbítrio para tomar suas decisões, por isso Ele é Soberano. Ele permite que o Ser Humano decida e plante boas ou má ações sem impedi-lo. Talvez você pergunte: Se Deus é Onisciente, por que não impediu o homem de comer o fruto da árvore proibida?

Em primeiro lugar, porque o Senhor não criou robôs e sim seres à imagem e semelhança Dele. Em segundo lugar, pela Soberania do Pai, o homem deveria adorá-Lo com suas obras. Mas pelo fato de Deus abençoar o homem com a benção do sexto dia: " E abençoou e lhes disse: Sejam férteis(frutificação) e multipliquem-se (multiplicação)! Encham(transbordar) e subjuguem (autoridade) a terra! Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, e sobre todos os animais que se movem pela terra(domínio)!" (Gênesis 1: 28 - grifo do pr. Weliton Santos).

Nisso, o diabo vendo as bençãos de Deus sobre o ser humano, o enganou para desobedecer ao Criador. "Disse a serpente à mulher: Certamente não morrerão! Deus sabe que, no dia em que comerem, seus olhos se abrirão, e vocês, como Deus, serão conhecedores do bem e do mal."
O que o diabo (acusador, opositor) queria era roubar as bençãos de Deus da mão dos homens e implantar um reino de oposição (satanás) na terra.
" Quando a mulher viu que a árvore parecia agradável ao paladar, era atraente aos olhos e, além disso, desejável para ela obter discernimento, tomou do seu fruto, comeu-o e o deu a seu marido, que comeu também." (Gênesis 3: 6).
Em suma, o pecado teve origem no céu por meio de Lúcifer (querubim ungido) que foi expulso do Céu e na terra por meio da desobediência do primeiro casal.

O pecado é atraente aos olhos, desejável, dá ao homem uma falsa autoridade e uma pseudo-alegria. O seu fim é de amargura, tristeza, nojo e morte.

Qual a perspectiva Bíblica a respeito do Pecado?

Acompanhe este estudo, repasse a todos os seus contatos sociais e aprenda a respeito do tema.
Que Deus vos abençoe!
Pr. Weliton Santos (11) 98136-6877 (Whatsapp).  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estudo de Gênesis 1