Webrádio Batista IBCD

sábado, 18 de março de 2017

Estudo da Doutrina do Pecado (Hamartiologia 2)


Shalom meus irmãos.
No estudo passado deixei uma pergunta no ar: Qual a perspectiva bíblica a respeito do pecado?

Em primeiro lugar o pecado é uma inclinação interna da natureza do homem: "Sei que sou pecador desde que nasci, sim, desde que me concebeu minha mãe." ( Salmos 51,5). Isso quer dizer que o pensamento do homem é mal desde a meninice.

O pecado é uma atitude de desobediência a Deus. 
Quando o ser humano peca, está pouco a pouco se afastando de Deus: "Se você fizer o bem, não será aceito? Mas se não o fizer, saiba que o pecado o ameaça à porta; ele deseja conquistá-lo, mas você deve dominá-lo." (Gênesis 4:7). E no versículo 11 do mesmo capítulo está escrito: "Agora você é um amaldiçoado pela terra, que abriu a boca para receber da sua mão o sangue do seu irmão."
Além do pecado ser uma ação de desobediência traz maldição na vida do ser humano.

O pecado mostra a incapacidade do homem em obedecer ao Senhor, conforme está escrito no Livro de Romanos: "Portanto, a ira de Deus é revelada dos céus contra toda impiedade e injustiça dos homens que suprimem a verdade pela injustiça," (Romanos 1:18). O homem foi criado para adorar a Deus. Em vez disso, trocou a santidade e a adoração ao Senhor por imagens de escultura, pela imoralidade sexual, pelo homossexualismo (masculino ou feminino), depravação moral e uma disposição mental reprovável. Tudo isso é maldição.

Por isso amados, o pecado é o não cumprimento dos padrões que O Soberano Deus estabeleceu. Está escrito: "A rebeldia é como o pecado da feitiçaria, e a arrogância como o mal da idolatria. Assim como você rejeitou a Palavra do Senhor, Ele te rejeitou como rei." (I Samuel 15:23).
Quando o ser humano está em pecado, ele está longe do Senhor e nas mãos de Satanás: "para abrir-lhes os olhos e convertê-los das trevas para a luz, e do poder de Satanás para Deus,..." (Atos 26:18).

Então irmãos, o pecado teve origem no mundo angélico, com a rebelião do Lúcifer, querubim da guarda, tornando-se diabo e satanás. O diabo foi homicida desde o princípio (João 8:44) e peca desde o início(1 João 3:8). O primeiro homicídio do diabo foi induzir a terça parte dos anjos a segui-lo; o segundo homicídio foi induzir Eva e Adão a comer do fruto que Deus proibiu.

Nas Epístolas Católicas ou Universais, em especial na primeira Carta de João escrito está que quem comete pecado é filho do diabo (1 João 3:8). Em suma, o pecado teve origem no céu com a rebelião do querubim Lúcifer, na qual se transformou em diabo, satanás; e na terra quando Adão e Eva desobedeceu ao Senhor, ouvindo ao opositor. Com o resultado da queda do homem,  foi transmitida uma natureza depravada aos pósteros.

Fonte do Pecado. 
Esse tema será elucidado na próxima postagem.
Shalom a todos!
Pr. Weliton Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estudo de Gênesis 1