Webrádio Batista IBCD

terça-feira, 15 de outubro de 2019

Estudo sobre a religião e a Igreja (parte 1)


Qual o conceito de religião?
   Religião vem da palavra latim religare (religar o homem a Deus), definida por Lactâncio (séculos III e IV d.C.), rejeitando a interpretação de Cícero (45 a. C) relegere, que significava reler e prestar atenção a tudo que se relacionava com os deuses.  Agostinho de Hipona (século IV d. C.), em seu livro a Cidade de Deus afirma que religio deriva de religere, ou seja, reeleger. Através da religião a humanidade reelegia de novo a Deus, do qual tinha se separado.
   Logo, qualquer crença em um poder sobrenatural; um conjunto de doutrinas de uma crença; a crença que é preciso fazer algo para receber o favor de Deus. O Hinduísmo é uma religião; assim como o Catolicismo, o Alcorão. Toda religião é baseada em obras.
   A religião tem um lado “positivo”, são eles: crença no poder sobrenatural, o Deus da Bíblia; crença na doutrina dos apóstolos e, apesar de não ser necessário, tem uma denominação. Isso é importante para fazer uma distinção entre as inúmeras religiões denominadas cristãs. O erro da religião é crer que é necessário fazer algo para receber o favor de Deus. Exemplo: se a pessoa vai cultuar todo domingo a fim de aplacar a ira de Deus, ou ser dizimista por obrigação, seguir certas doutrinas, que ações contam diante do Senhor.
Vale salientar que toda forma de religião que se baseia nisso é falsa. Muitas, infelizmente utilizam o nome de Jesus. O Cristianismo Bíblico não é uma religião e sim um relacionamento por meio da pessoa de Cristo. O que faz a pessoa cristã não é seguir doutrinas, mas crer em Cristo.
O que é a igreja?
   A igreja não tem relação com religião, é de Cristo. Ela não é o lugar, e sim a reunião, o encontro as pessoas que creem em Cristo. A composição da igreja não é tijolo, ferro, cimento; e sim pessoas que um dia creram em Cristo.
Deus abençoe a todos.
Pr. Weliton Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estudo de Gênesis 1