Webrádio Batista IBCD

segunda-feira, 25 de março de 2013

Por que os "bons" sofrem?






Paz e a graça a todos os leitores desse maravilhoso blog. Amados, nos ajude em nosso ministério doando sua oferta para compra do templo; não se sinta obrigado, mas seja tocado e disposto a nos ajudar com uma oferta de no mínimo 30 reais.

Clica neste link:



Bem, essa foi a pergunta que surgiu para responder e decidi fazer um artigo com o tema mencionado.

Está escrito: “Por que me chamais bom? Ninguém é bom, senão um, que é Deus” (Lucas 18:19).


Logo, alerto-vos que não existem pessoas boas, pois só Deus é bom. Troca-se então a pergunta por: por que os "justos" sofrem?

Mas os justos não são aqueles que vivem pela fé e que ouve a Palavra de Deus? A resposta é sim.


Então a pergunta ficaria assim: Por que pessoas que praticam boas ações sofrem?


Eu quero responder essa pergunta, tomando como base a vida do homem mais íntegro e justo que existiu no mundo antigo: Jó. O seu nome significa "Prova".

1-O conceito superficial de Satanás sobre a causa do sofrimento do 'justo' e de pessoas que 


praticam boas ações:

Então respondeu Satanás ao Senhor: Porventura Jó teme a Deus debalde? Porventura tu não cercaste de sebe, a ele, e a sua casa, e a tudo quanto tem? A obra de suas mãos abençoaste e o seu gado tem aumentado na terra. Mas estende a tua mão, e toca-lhe tudo o que tem, e verás se não blasfema contra ti na tua face. Jó 1:9-11.  


Pelo conceito maligno, o homem deve sofrer, pois é egoísta. Quantas pessoas realmente são assim? Estão buscando a Deus para seus desejos egoístas? Fazem Deus de mordomo e não de Senhor.

Daí lhe pergunto: para que o ser humano foi criado por Deus? Para adorá-Lo em espírito e em verdade. 

2- Temos também o conceito dos amigos de Jó, a saber, Elifaz, Bildade e Zofar, que, 


segundo a Palavra de Deus, diz que os  ímpios sofrem por causa do pecado. 


A Bíblia diz o seguinte sobre o sofrimento do homem: 


E os seus discípulos lhe perguntaram, dizendo: Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?
João 9:2.

Os discípulos de Jesus o indagaram sobre o sofrimento do cego de nascença. Jesus disse: foi para que a Glória de Deus fosse manifesta na vida  dele.


3- O sofrimento do ser humano na visão de Eliú é esta: que Deus corrige a seus filhos como Pai que é. Ele tinha razão, apesar de ser incompleta.


4- A resposta de Deus: o homem, ao ver a Presença da Glória de Deus, algo sempre acontece; ele começa a conhecer a si mesmo percebendo o quanto egoísta, sema amor, individualista e seus desejos são propensos para o mal. Está escrito em Eclesiastes:
Na verdade que não há homem justo sobre a terra, que faça o bem, e nunca peque.
Eclesiastes 7:20  


Amados (as) o homem sofre por causa do seu orgulho, seu desejo de independência no coração.

Jó afirmou no capítulo 19:25-26:
Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra.E depois de consumida a minha pele, contudo ainda em vida verei a Deus.



Ele declarou que Deus estava vivo e contemplava o sofrimento.E o seu desejo foi ver ao Senhor ainda em vida. Quantos estão na igreja por causa das campanhas de prosperidade? Para conseguir restauração familiar ou um casamento? Não quer dizer que O Todo Poderoso não faça, pois para Ele nada é impossível, mas para que você pede as coisas para Deus? Essa deve ser nossa pergunta. Para nosso próprio deleite ou para que o Nome do Senhor Jesus seja Glorificado?

Realmente você é um adorador ou um pedinte?
Lembre-se querido (a) a perda e a tristeza são leis da vida; ainda que percamos algo, que é maior do que tudo: Cristo, o nosso Redentor, Aleluia!

Quando Deus apareceu a Jó, ele percebeu o quanto era pecador, era justo ao seus próprios olhos,  e  calou-se. Em suma, reconheceu a si mesmo para poder ver a Deus; percebeu que natureza humana é inclinada para o mal e que todos precisam de Deus.
O resultado desse reconhecimento é a glória de Deus será manifestada na vida dos que O confessam.

Por isso amigo (a) seja você ateu, cristão, católico ou qualquer outra religião, tudo falha, Deus nunca falha; por isso reconheça que você é pecador, peça perdão e comece a partir de hoje a adorar ao Senhor, perdoar os que te ofenderam, buscar o Reino de Deus, obedecer a Sua Palavra e verás o melhor de Deus em sua vida. 

Logo, não questione a causa de seu ou do sofrimento de outros, mas adore ao Senhor e receba-O de todo o coração e Ele satisfará os desejos do teu coração e a glória de Deus será manifestada em sua vida.

E perceba o que acontecerá:


E o SENHOR virou o cativeiro de Jó, quando orava pelos seus amigos; e o SENHOR acrescentou, em dobro, a tudo quanto Jó antes possuía.

Jó 42:10  


Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. 

Mateus 6:33.


No próximo artigo, abordarei as fases para a mudança na vida de Jó, que todo servo e serva de Deus deve seguir.


Deus abençoe!


Pr. Weliton Santos. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estudo de Gênesis 1