Webrádio Batista IBCD

domingo, 30 de outubro de 2016

As Dez Fases do Sofrimento de Jesus (parte 2)



Shalom Adonai meus queridos. Gostaria de colocar dois versículos áureos para essas duas fases que serão faladas.
A primeira é:  "Assim como houve muitos que ficaram pasmados diante dele, sua aparência estava tão desfigurada, que ele se tornou tão irreconhecível como homem; não parecia ser humano;"(Isaías 52: 14). 

A segunda está em Isaías 53-3:"Ele foi desprezado e rejeitado pelos homens, um homem de dores e experimentado no sofrimento. Como alguém de quem os homens escondem o rosto, foi desprezado, e nós não tínhamos estima."

                                                                        Os Açoites

Yeshua (Jesus) veio a este mundo para ser homem de dores. O preço do resgate no passado era a doação/sacrifício. E Adonai (O SENHOR) doou o Cordeiro Santo para salvar e redimir toda humanidade: Yeshua HaMashiah (Jesus o Messias).

Em Lucas 23: 1-25 e João 19: 1-17; houve a farsa do processo preparado pelo Sinédrio hebraico, o envio de Jesus a Pilatos  e o desempate entre o procurador romano e Herodes. Pilatos ordena o flagelo de Yeshua (Jesus); então, os soldados o prendem numa coluna do pátio com os dois pulsos amarrados numa corda.

O tipo da arma que açoitou Jesus era:  tiras de couro, sobre as quais são fixadas bolinhas de chumbo e pequenos ossos. Eram dois soldados com açoites, um de cada lado, que golpeiam com chibatadas a pele do Senhor, já alterada por milhões de micro hemorragias provocadas pelo suor de sangue. A pele se dilacera (carne viva) e se rompe. O sangue espirra em cada golpe dado pelos flageladores. Vale salientar que, o máximo de chibatadas tomadas não chegavam a 40, pois antes disso, o flagelado desmaiava ou morria.
 Mas Jesus, tomou as 40 chibatadas e suportou toda dor por mim, por você, independente de sua religião e sua crença. Ele nos amou tanto; sua motivação para não morrer no flagelo foi toda humanidade que seria resgatada por Ele. Nesse flagelo, as forças de Jesus se esvaem, um suor frio lhe impregna a fronte a cabeça gira em uma vertigem de náusea, calafrios correm ao longo das costas.

                                                                     A Coroa de Espinhos

Com longos espinhos mais duros do que os de acácia, os algozes entrelaçam uma espécie de capacete e colocam sobre a cabeça de Yeshua (Jesus).O espinho penetrou no couro cabeludo do Senhor, fazendo- o sangrar. A madeira da acácia (ou cetim) era duro e sua planta tinha espinhos pontiagudos, sendo usado para criar os símbolos sagrados: arca, mesa e altar. 
Em Hebraico, o termo usado para acácia era shittah e seu plural shittin. As suas flores se parecem com pequenas bolas de ouro, também conhecidas como os louros da vitória. O incenso também foi feita da madeira da acácia.  De acordo com estudos, a coroa de espinhos foi feita de uma rara acácia egípcia, na qual eram mais duras e pontiagudas que a comum.  
Na Austrália, as sementes da acácia são estimuladas, infestadas e propagadas pelo fogo. Jesus passou pela prova do fogo ao ser flagelado. estimulou, infestou e propagou a salvação a toda humanidade por dois viés: 
1- o seu sangue derramado no corredor;
2- ao suportar os açoites e a coroa de espinhos. 

Depois da entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, Ele disse o seguinte: " Digo-lhes verdadeiramente que, se o grão de trigo não cair na terra e não morrer, continuará só. Mas se morrer, dará muito fruto." (João 12;24).   

Amados, Jesus foi desprezado, experimentado por dores, sofrimentos e chagas que homem comum não poderia suportar. Se você ainda não morreu para os vícios, o pecado, a mentira, a malícia; se está errando o alvo (hamartia - conceito de pecado), é hora de morrer em Cristo ( deixar a vida errada, o erro) e segui-Lo de todo o coração. Ser nova criatura em Cristo, ter uma aparência gloriosa, cheia do Espírito Santo e dar frutos.
Existem três fases para que o trigo morra:
1- se despe da sua  casca;
2- seca e desnuda;
3- ressurge com nova aparência.

Jesus, ao ser provado, teve sua pele em carne viva, foi despido das suas vestes e derramou a última gota de sangue e no terceiro dia ressurgiu com aparência gloriosa. 
O apóstolo Paulo disse : " Pois aqueles que de antemão conheceu, também o predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que Ele seja o primogênito entre muitos irmãos." (Romanos 8:29). 

Vale salientar aqui que a palavra predestinação não significa uma espécie de escolhidos, como muitos estudiosos colocam. Mas o sacrifício de Jesus foi para todos; entretanto, somente os que  confessarem a Jesus como Senhor e Salvador será salvo. Deus salvou a todos!
Jesus vos abençoe!
Pr. Weliton Santos 
   

domingo, 23 de outubro de 2016

As dez fases do sofrimento de Cristo (parte 1)


                 
Está escrito: "Assim como houve muitos que ficaram pasmados diante dele, sua aparência estava tão desfigurada, que ele se tornou tão irreconhecível como homem; não parecia ser humano;"(Isaías 52: 14).
Estou fazendo um estudo sobre o grande amor de Deus, a conquista da nossa salvação, da plenitude e do sofrimento do Nosso Senhor Jesus.
A Bíblia diz que Deus amou o mundo de tal maneira que deu... A palavra dar significa compartilhar, conceder, presentear; isso o Pai fez: Deu o seu Filho Unigênito Jesus Cristo (João 3:16). Qual foi o propósito de Deus em dar o Seu Filho? 
A fim de que todo aquele que cresse em Jesus não perecesse ( morte espiritual, inferno, logo do fogo e enxofre; passar a eternidade longe de Deus); mas que tivesse a vida eterna.
Lembre-se queridos: 
1- A "morte eterna" é uma eternidade no inferno e, posteriormente, no lago de fogo e enxofre. " Ele punirá severamente e lhe dará lugar com os hipócritas, onde haverá choro e ranger de dentes.". ( Mateus 24:51). e diz mais: "E lancem fora o servo inútil, nas trevas, onde haverá choro e ranger de dentes.". ( Mateus 25:30). E para finalizar: "E estes irão para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna.". ( Mateus 25:40).  Queridos, Jesus fala dos hipócritas ( aqueles que pregam a Palavra e não vivem, são falsos, adúlteros, maltratam seus familiares, têm ódio no coração, são inúteis na obra, não são dizimistas e ofertantes, não respeitam a autoridade espiritual, são maliciosos, não ganham almas, querem fama, fazem a obra por dinheiro, falam mal dos irmãos, criticam os irmãos pela internet, nas pregações...) Estes são inúteis, avarentos, e se não houver arrependimento, irão para o inferno. E todos os que praticam a mentira, a imoralidade, que adoram imagens (seja de animais,deuses ou alguma pessoa/ personalidade), homossexuais ativos ou passivos, ladrões, avarentos (aqui coloco também os que retém aquilo que é de Deus: dízimos e ofertas e amam o dinheiro), alcoólatras, drogados, trapaceiros, caluniadores e maldizentes irão para o inferno e não herdarão o reino de Deus (Ver I Corintios 6:9 e 10).

2- A vida eterna é dada para os que vivem pela fé: amar a Deus acima de tudo e ao próximo como a ti mesmo. (Ver Mateus 22: 37- 40). 

Voltando a Isaías 52: 14, vamos estudar a fase dos sofrimentos de Cristo para nos resgatar do inferno e das trevas eternas.

                                                              Primeira Fase

A primeira fase está no Livro de Lucas Capítulo 22:44: " Estando angustiado, ele orou ainda mais intensamente; e o seu suor era como gotas de sangue que caíam no chão.".  

Por um momento, Satanás pensou que seria vitorioso: "Pai, se queres, afasta de mim esse cálice;" (Lucas 22: 42 parte a). O diabo estava rindo e pensando: a humanidade será minha. Mas o Amor de Cristo foi tão grande que Ele decidiu: " contudo, que seja feita a Tua vontade e não a minha." (Lucas 22: 42b). 

Jesus sabia o quanto seria difícil o resgate de toda humanidade do passado, presente e futuro; Ele passaria por uma morte humilhante, o diabo iria fazer de tudo para Yeshua (Jesus) desistir. Por isso um anjo o fortalecia ( Lucas 22:43).


A angústia foi tão grande que o seu suor era gotas de sangue. O único a relatar isso é o médico Lucas. Esse fenômeno chama-se hematidrose; esse caso é raríssimo. É produzido em condições excepcionais, tais como fraqueza física, acompanhada de um abatimento moral, profunda emoção, grande medo, a ponto de romper as finíssimas veias capilares que estão sobre as glândulas sudoríparas. O sangue se mistura ao suor e se concentra sobre a pele e então escorre por todo o corpo até a terra. Jesus viu o que seria carregar os pecados dos homens de todos os séculos, resgatá-los para Deus e ser considerado o Cordeiro de Deus,que  tira o pecado do mundo (João 1:29). 


Amados, tudo isso foi por Amor (Ágape), que não é um sentimento, mas um dos frutos do Espírito Santo. Por isso, receba Jesus como Senhor e Salvador da sua vida e viva a Plenitude de Deus e, no porvir, a Vida Eterna.

Fiquem com Adonai ( O Senhor).
Pr. Weliton Santos 
       

domingo, 9 de outubro de 2016

As dez maiores descobertas da arqueologia bíblica em Israel


Paz meus amados.
Estaremos começando uma série de estudos sobre a arqueologia bíblica.
As dez maiores descobertas da arqueologia bíblica, mostra a veracidade da Palavra de Deus. Jesus disse: "Os céus e a terra passarão, mas as minhas Palavras não hão de passar." (Mateus 24:35).
A arqueologia bíblica mostra aos cientistas e ateus o quanto eles têm sido tolos. A primeira descoberta é:

1-   Os Manuscritos  do Mar Morto.

Em 1947,os primeiros manuscritos foram encontrados em uma caverna às margens do Mar Morto por um jovem beduíno que cuidava de um rebanho de ovelhas. A notícia do achado espalhou-se rapidamente após a venda e aquisição dos primeiros manuscritos. De imediato a comunidade científica interessou -se pelo achado a "École Biblique et Archéologique Française de Jerusalém" desenvolveu pesquisas em Qumran e arredores  desde o final da década de 40 até 1956. O chefe da equipe, no período de 1951 a 1956 foi o frei dominicano Roland Guérin de Vaux (1899- 1971).
Os pergaminhos do Mar Morto, ou os manuscritos do Mar Morto são uma coleção com cerca de 850 documentos (em pergaminho), incluindo  textos da Bíblia Hebraica ( Antigo Testamento), que foram descobertos entre 1947 e 1956 em 11 cavernas próximos de Qumran, uma fortaleza a noroeste  do Mar Morto em Israel (em tempos históricos, uma parte da Judéia). Eles foram escritos em Hebraico, Aramaico e grego,entre o século II a.C. e o primeiro século depois de Cristo.

Fonte e Imagens: Cafetorah



Última Parte do Estudo de Gênesis 1



Paz amados.
Vamos postar a última parte do Estudo de Gênesis 1.
Romanos 5:12 diz: “ portanto, da mesma forma como o pecado entrou no mundo por um homem, e pelo pecado a morte, assim também a morte veio a todos os homens, porque todos pecaram;” . 
A palavra mundo aqui é Kosmos (universo). Portanto queridos, Lúcifer caiu depois da criação do homem e não antes. Pois:
1-Em Gênesis (1:31), Deus não chamaria de bom o universo onde já existia o pecado. 
2- O fato de Deus abençoar o sétimo dia como dia perfeito mostra que não havia nenhum traço de pecado.
3- O jardim do Éden foi criado no sexto dia e não antes.
4- A queda de Lúcifer foi depois da criação por orgulho de ser maior que Deus. Como ele foi lançado na terra, induziu a Eva a desobedecer a Deus.
A criação das plantas no terceiro dia mostra que Deus era a Luz e depois da criação das plantas, ele criou o Sol e as estrelas. A natureza foi criada para depender de Deus e não de astros.
Como a luz já havia sido criado no primeiro dia, as plantas precisavam de apenas de lua para produzir o seu alimento pelo processo de fotossíntese.
No sexto dia Deus criou os animais e o homem e dá plantas específicas para o alimento.
O homem era:
1- À imagem e semelhança de Deus;
2- Tinha domínio sobre a terra;
 3- Tinha domínio sobre os animais;

4- Foi abençoado com a multiplicação.
Amados, cada um tem a liberdade  de concordar ou discordar.
Que Jesus abençoe a todos!
Pr. Weliton Santos

Estudo de Gênesis 1