A primeira é: "Assim como houve muitos que ficaram pasmados diante dele, sua aparência estava tão desfigurada, que ele se tornou tão irreconhecível como homem; não parecia ser humano;"(Isaías 52: 14).
A segunda está em Isaías 53-3:"Ele foi desprezado e rejeitado pelos homens, um homem de dores e experimentado no sofrimento. Como alguém de quem os homens escondem o rosto, foi desprezado, e nós não tínhamos estima."
Os Açoites
Yeshua (Jesus) veio a este mundo para ser homem de dores. O preço do resgate no passado era a doação/sacrifício. E Adonai (O SENHOR) doou o Cordeiro Santo para salvar e redimir toda humanidade: Yeshua HaMashiah (Jesus o Messias).
Em Lucas 23: 1-25 e João 19: 1-17; houve a farsa do processo preparado pelo Sinédrio hebraico, o envio de Jesus a Pilatos e o desempate entre o procurador romano e Herodes. Pilatos ordena o flagelo de Yeshua (Jesus); então, os soldados o prendem numa coluna do pátio com os dois pulsos amarrados numa corda.
O tipo da arma que açoitou Jesus era: tiras de couro, sobre as quais são fixadas bolinhas de chumbo e pequenos ossos. Eram dois soldados com açoites, um de cada lado, que golpeiam com chibatadas a pele do Senhor, já alterada por milhões de micro hemorragias provocadas pelo suor de sangue. A pele se dilacera (carne viva) e se rompe. O sangue espirra em cada golpe dado pelos flageladores. Vale salientar que, o máximo de chibatadas tomadas não chegavam a 40, pois antes disso, o flagelado desmaiava ou morria.
Mas Jesus, tomou as 40 chibatadas e suportou toda dor por mim, por você, independente de sua religião e sua crença. Ele nos amou tanto; sua motivação para não morrer no flagelo foi toda humanidade que seria resgatada por Ele. Nesse flagelo, as forças de Jesus se esvaem, um suor frio lhe impregna a fronte a cabeça gira em uma vertigem de náusea, calafrios correm ao longo das costas.
A Coroa de Espinhos
Com longos espinhos mais duros do que os de acácia, os algozes entrelaçam uma espécie de capacete e colocam sobre a cabeça de Yeshua (Jesus).O espinho penetrou no couro cabeludo do Senhor, fazendo- o sangrar. A madeira da acácia (ou cetim) era duro e sua planta tinha espinhos pontiagudos, sendo usado para criar os símbolos sagrados: arca, mesa e altar.
Em Hebraico, o termo usado para acácia era shittah e seu plural shittin. As suas flores se parecem com pequenas bolas de ouro, também conhecidas como os louros da vitória. O incenso também foi feita da madeira da acácia. De acordo com estudos, a coroa de espinhos foi feita de uma rara acácia egípcia, na qual eram mais duras e pontiagudas que a comum.
Na Austrália, as sementes da acácia são estimuladas, infestadas e propagadas pelo fogo. Jesus passou pela prova do fogo ao ser flagelado. estimulou, infestou e propagou a salvação a toda humanidade por dois viés:
1- o seu sangue derramado no corredor;
2- ao suportar os açoites e a coroa de espinhos.
Depois da entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, Ele disse o seguinte: " Digo-lhes verdadeiramente que, se o grão de trigo não cair na terra e não morrer, continuará só. Mas se morrer, dará muito fruto." (João 12;24).
Amados, Jesus foi desprezado, experimentado por dores, sofrimentos e chagas que homem comum não poderia suportar. Se você ainda não morreu para os vícios, o pecado, a mentira, a malícia; se está errando o alvo (hamartia - conceito de pecado), é hora de morrer em Cristo ( deixar a vida errada, o erro) e segui-Lo de todo o coração. Ser nova criatura em Cristo, ter uma aparência gloriosa, cheia do Espírito Santo e dar frutos.
Existem três fases para que o trigo morra:
1- se despe da sua casca;
2- seca e desnuda;
3- ressurge com nova aparência.
Jesus, ao ser provado, teve sua pele em carne viva, foi despido das suas vestes e derramou a última gota de sangue e no terceiro dia ressurgiu com aparência gloriosa.
O apóstolo Paulo disse : " Pois aqueles que de antemão conheceu, também o predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que Ele seja o primogênito entre muitos irmãos." (Romanos 8:29).
Vale salientar aqui que a palavra predestinação não significa uma espécie de escolhidos, como muitos estudiosos colocam. Mas o sacrifício de Jesus foi para todos; entretanto, somente os que confessarem a Jesus como Senhor e Salvador será salvo. Deus salvou a todos!
Jesus vos abençoe!
Pr. Weliton Santos