Webrádio Batista IBCD

domingo, 29 de junho de 2014

Sete Eras da Igreja - Éfeso.



Paz e graça a todos os irmãos em Cristo; muitos dias sem novas postagens e isso me fez ver a necessidade de pregar a Palavra em todos os meios de comunicação que tivermos acesso e também a saudade que tive de todos os leitores (as). Estarei abordando sobre as 7 igrejas descritas no Livro de Apocalipse.

Elas estavam localizadas na Ásia Menor, atual Turquia. São: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia. Quando o apóstolo João recebeu a visão das 7 igrejas, ele estava exilado na Ilha de Patmos, por causa da Palavra do Senhor e tinha 85 anos.

Amados, Jesus é o Alfa (Princípio de Tudo) e o Ômega (consumação de tudo por meio da justiça e do juízo), conforme está escrito:

“Eu, João, que também sou vosso irmão, e companheiro na aflição, e no reino, e paciência de Jesus Cristo, estava na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus, e pelo testemunho de Jesus Cristo.
Eu fui arrebatado no Espírito no dia do Senhor, e ouvi detrás de mim uma grande voz, como de trombeta,
Que dizia: Eu sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o derradeiro; e o que vês, escreve-o num livro, e envia-o às sete igrejas que estão na Ásia: a Éfeso, e a Esmirna, e a Pérgamo, e a Tiatira, e a Sardes, e a Filadélfia, e a Laodicéia.” Apocalipse 1:9-11.

Com tantas igrejas que existiam naquela época, por que será que o Senhor enviou a mensagem para essas?

A resposta é bem simples: as igrejas escolhidas representam um símbolo profético; percebe-se em suas localizações no mapa, formam um mundo. Representando assim, os sete períodos da igreja cristã. Cada carta tem Elogio, Reprovação, Conselho e Promessa. Exceção: Esmirna e Filadélfia.

Ao anjo da Igreja de Éfeso escreve: “Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete castiçais de ouro:
Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos, e o não são, e tu os achaste mentirosos.
E sofreste, e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome, e não te cansaste.
Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor.
Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres.
Tens, porém, isto: que odeias as obras dos nicolaítas, as quais eu também odeio.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus.”
Apocalipse 2:1-7.

 Éfeso era uma das cidades mais importantes da província romana da Ásia.Foi situada no mar Egeu e tinha duas estradas de ligação: uma seguindo pela costa e outra continuando pelo interior passando por Laodicéia. Tinha contato entre os dois lados do Império Romano: Europa e Ásia.

Segundo historiadores, sua população era entre 250 mil a 500 mil habitantes e era foco de adoração da deusa Artemis ou Diana.

A Igreja em Éfeso foi fundada no final da segunda viagem missionária de Paulo, que deixou Áquila e Priscila e corrigiram o entendimento incompleto de Apolo sobre o caminho do Senhor (Atos: 18:18-26). Na terceira viagem, Paulo voltou para Éfeso, onde pregou a Palavra por três anos (Atos 19: 1-41; 20: 31). Também deixou Timóteo para edificar os irmãos (1 Timóteo 1:3).

Em Éfeso, o apóstolo percebeu a necessidade de examinar e aceitar somente o que Deus havia revelado. Assim, Priscila e Áquila ajudaram a Apolo, Paulo advertiu os presbíteros do perigo de falsos mestres entre eles (Atos 20:29-31), e orientou Timóteo a admoestar os irmãos a não ensinarem outra doutrina ( I Timóteo 1:3-7).

A carta de Paulo aos efésios frisa a importância do amor (5:2), um tema frisado na carta do Apocalipse.

Éfeso era uma igreja que trabalhava, odiava a doutrina dos que se diziam apóstolos, mas não eram, odiavam as obras dos nicolaítas (aqueles que exerciam poder sobre o povo por ganância, vaidade e orgulho); ensinavam falsas doutrinas, toleravam a imoralidade sexual e a adoração de imagens.

O Senhor chama a Igreja para voltar à prática das primeiras obras, amor ao próximo, ajudar os órfãos e as viúvas e meditar na palavra de Deus e não em doutrinas falsas ou doutrinas humanas. Muitos vão atrás de homens nicolaítas que prendem o rebanho de Cristo e não dão um alimento saudável.

A Recompensa é: ao que vencer será dado o privilégio de comer da Árvore da Vida, aquela que se encontrava no Éden e viverá eternamente. Vencer significa perseverar no Caminho, ou seja, (obedecer a Palavra do Senhor, não ser iludido pelos nicolaítas, pelos falsos profetas e falsos apóstolos, homens que só pensam em ganhar dinheiro através das ovelhas; não cuidam, não servem e não ensinam os mandamentos de Deus, mas somente doutrinas humanas).
Éfeso representou o período apostólico 31-100 d.c.
 
Peço aos irmãos (ãs) para clicarem acima e doar para o nosso ministério missionário. Nosso objetivo é ganhar vidas para Jesus. Ou faça um depósito na Caixa Econômica Federal Agência 1019 Operação 013 Conta 1789-0.
Se doar uma oferta de R$ 20 reais ou mais, ganhará como muito obrigado, o CD do Pr. Weliton Santos, que despachamos para todo o Brasil. Ao doar tal valor, envie seu nome e endereço  completo para: welsi@oi.com.br

Que Deus abençoe a todos.

Pr. Weliton Santos

Contato para ministrações e louvor:(11) 99530-9258/ (11) 98136-6877

 

domingo, 15 de junho de 2014

Las sietes eras de la Iglesia Cristiana



Paz y la gracia hermanos en Cristo; muchos días sin mensajes nuevos. Pero le faltaba a sus lectores amigos.Discuta acerca de las 7 iglesias descritas en el libro del Apocalipsis.Las 7 Iglesias que recibieron el mensaje del Señor se encuentran en Asia Menor, actual Turquía. Ellos fueron: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardis, Filadelfia y Laodicea. Cuando el apóstol Juan recibió la visión, fue desterrado a la isla de Patmos, por la palabra del Señor; tenía 85 años cuando fue exiliado.
"Que decía: Yo soy el Alfa y la Omega, el primero y el último; y lo que ves, escribe en un libro, y envíalo a las siete iglesias que están en Asia:.: a Efeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardis, y Filadelfia y Laodicea "Apocalipsis 1:11.

Con tantas iglesias que existían en ese momento, ¿por qué es que el Señor envió un mensaje a las 7 iglesias?La respuesta es simple: las iglesias elegidas representan símbolos proféticos; se puede ver en el mapa están situados donde forman un mundo. Logo, representan los siete períodos de la era cristiana.
  
La primera iglesia para recibir el mensaje de Dios era Éfeso. Está escrito:"Escribir al ángel de la iglesia en Efeso: Esto dice el que tiene en su mano derecha siete estrellas, que anda en medio de los siete candeleros de oro;Yo conozco tus obras, y tu arduo trabajo y tu paciencia, y que tú no puedes sufrir el mal; y has probado a los que se dicen ser apóstoles y no lo son, y los has hallado mentirosos.Y has sufrido, y sufres, y trabajado por mi nombre, y no se desmayó.Pero tengo contra ti, que has dejado tu primer amor.Recuerda por tanto de dónde has caído, y arrepiéntete, y haz las primeras obras; si no, vendré a ti pronto, y tomaré del lugar de tu candelero, si no te arrepientes.Pero tienes esto, que aborreces las obras de los nicolaítas, las cuales yo también aborrezco.El que tenga oídos, oiga lo que el Espíritu dice a las iglesias. Al que salga vencedor le daré a comer del árbol de la vida, que está en medio del paraíso de Dios "Apocalipsis 2:1-7.
Éfeso era una de las tres ciudades más grandes de Asia. También fue la tercera ciudad de la fe cristiana, en la que Jerusalén era el primero, Antioquía era la segunda. La ciudad estaba en un punto geográficamente deseable. Éfeso era dorada del templo de la diosa Diana o Artemisa, la diosa de la fertilidad.
Fue fundada por los apóstoles Pablo, Aquila, Priscila, Apolos y Timoteo. Probablemente después de la muerte de Pablo por decapitación, me dirigí a Pedro ya Juan tardeEl líder de la iglesia en Efeso era Timoteo. Según la tradición, después de la muerte de Timoteo, los nicolaítas trataron de contaminar los primeros cristianos. Muchos se relajaron, es decir, perdió su primer amor.
¡Qué grande es el amor de Dios y del Señor Jesús por su esposa, la Iglesia. Advertido de que alrededor del primer amor. Pero esta iglesia odiaba a los falsos apóstoles y la obra de los nicolaítas.
 

Los nicolaítas, de acuerdo con los padres de la iglesia eran discípulos de Nicolás de Antioquía que consideraba adulterio y comer carne sacrificada a los ídolos como algo natural "de los creyentes. En definitiva, fueron los de la fe y también creadores de doctrinas humanas.
La era de Éfeso representa los primeros años de la Iglesia Cristiana (31-100 dC).El Señor termina con una advertencia: El que tiene oídos para oír, oiga y muestra la recompensa de los que perseveran.Amados, es tiempo para el arrepentimiento, la renovación y el reconocimiento. Oye la voz de Dios para guardar nuestra fe.Que Dios los bendiga a todos!
Pastor Weliton Santos.

Estudo de Gênesis 1