Webrádio Batista IBCD

domingo, 20 de julho de 2014

Sete Eras da Igreja Cristã: Tiatira



 
Paz e graça aos leitores do blog.  Curta nossa página no Facebook (Igreja Batista Casa de Deus): https://www.facebook.com/igrejabatistacasadedeus?ref_type=bookmark

Você que quer orar toda madrugada com o Pr. Weliton Santos, todos os dias na Rádio Vida com Deus realizamos a Oração da Meia- Noite e todas as segundas-feiras das 17 às 18 hs, o programa hora de Vencer. O link é: http://radiovidacomdeus.com/
Todas as quartas-feiras das 17 às 18 hs, o programa hora de Vencer. O link é: http://www.radioaliancaeterna.net/
 

Bem, vamos abordar e contextualizar de forma sucinta e objetiva sobre a quarta era da Igreja de Cristo:Tiatira. Vale salientar que, as sete igrejas mencionadas no livro de Apocalipse representa símbolos proféticos e sete períodos específicos da Igreja Cristã. Vale salientar que cada igreja tem Elogio, Reprovação, Conselho e Promessa; exceções de igreja sem reprovação: Esmirna e Filadélfia.

“E ao anjo da igreja de Tiatira escreve: Isto diz o Filho de Deus, que tem seus olhos como chama de fogo, e os pés semelhantes ao latão reluzente:
Eu conheço as tuas obras, e o teu amor, e o teu serviço, e a tua fé, e a tua paciência, e que as tuas últimas obras são mais do que as primeiras.
Mas algumas poucas coisas tenho contra ti que deixas Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensinar e enganar os meus servos, para que forniquem e comam dos sacrifícios da idolatria.
E dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua fornicação; e não se arrependeu.
Eis que a porei numa cama, e sobre os que adulteram com ela virá grande tribulação, se não se arrependerem das suas obras.
E ferirei de morte a seus filhos, e todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda os rins e os corações. E darei a cada um de vós segundo as vossas obras.
Mas eu vos digo a vós, e aos restantes que estão em Tiatira, a todos quantos não têm esta doutrina, e não conheceram, como dizem, as profundezas de Satanás, que outra carga vos não porei.
Mas o que tendes, retende-o até que eu venha.
E ao que vencer, e guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações,
E com vara de ferro as regerá; e serão quebradas como vasos de oleiro; como também recebi de meu Pai.
E dar-lhe-ei a estrela da manhã.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.”
Apocalipse 2:18-29.

Em Atos 16:14, uma senhora chamada Lídia morava lá. Ele era vendedora de púrpura, um pano roxo que foi tingido de púrpura. Tiatira era o centro de uma indústria de tingimento e muitos dos primeiros cristãos trabalhavam com isso.

A maior fonte de lucro em Tiatira era um corante vermelho brilhante que os antigos chamavam de roxo, que, na realidade era vermelho brilhante. Tintureiros comerciais de produtos de lã, naqueles dias, eram membros de associações comerciais. E estas associações realizavam refeições em um templo pagão e comiam comida sacrificada aos ídolos. 
 

A cidade em si dava a impressão de “fraca tornada forte”. Foi construída por Seleuco um dos generais de Alexandre, em 280a.C. Foi construída para ser uma cidade-sede de guarnição militar.

Sua indústria principal era de instrumentos de bronze e cobre. Fabricava também tecidos, especialmente em vermelho e púrpura. Havia um grande templo em honra ao deus sol “Apolo”.

Elogio:“Conheço as tuas obras, o teu amor, a tua fé, o teu serviço, a tua perseverança, e as tuas últimas obras mais numerosas do que as primeiras”. (Ap. 2:19)

A igreja organizou orfanatos, hospital e missões. Essa era uma congregação realmente preocupada e dedicada a atender às necessidades das pessoas.

Reprovação:“Tenho contra ti o tolerares que essa mulher Jezabel, que assim mesma se declara profetiza, não somente ensine, mas ainda seduza os meus servos a praticarem a prostituição e a comerem coisas sacrificadas aos ídolos”. (Ap. 2:20)

Jezabel foi uma princesa fenícia e sacerdotisa de Baal, um deus pagão da natureza. Ela promoveu a adoração do Sol e contribuiu para desviar Israel de seu relacionamento especial com Deus.

O Senhor Jesus descreve o problema de Jezabel em Apocalipse 2:20 " Que toleras Jezabel...". Ela era: falsa profetisa, induzia à imoralidade sexual e a comer comidas sacrificadas aos ídolos por meio de seus ensinamentos.Pode-se perceber que Jezabel ao seduzir Jeú vestiu-se de púrpura. E esta cor, vermelha era o traje da igreja apóstata.

"E dei-lhe tempo de se arrepender (Deus é paciente) de sua imoralidade, mas ela não está disposta. Assim a porei numa cama de sofrimento, e eu farei aqueles que cometem adultério com ela sofrer intensamente, a menos que se arrependam de suas formas." Apocalipse 2: 21, 22. Grifo do autor.

 
 
Conselho:“Conservai o que tendes…” (Ap. 2:25) - As doutrinas

Promessa:“Ao vencedor, que guardar até o fim as minhas obras, eu lhe darei autoridade sobre as nações, e com cetro de ferro as regerá… dar-lhe-ei ainda a estrela da manhã”. (Ap. 2:26-27)

Tiatira representa o quarto período do cristianismo na terra, quando a Igreja Católica sob a liderança do papa passou a perseguir de morte o verdadeiro povo de Deus.

TIATIRA - 538-1517.

Peço aos irmãos (ãs) para clicarem acima e doar para o nosso ministério missionário. Nosso objetivo é ganhar vidas para Jesus. Ou faça um depósito na Caixa Econômica Federal Agência 1019 Operação 013 Conta 1789-0.

Se doar uma oferta de R$ 20 reais ou mais, ganhará como muito obrigado, o CD do Pr. Weliton Santos, que despachamos para todo o Brasil. Ao doar tal valor, envie seu nome e endereço completo para: welsi@oi.com.br

Que Deus abençoe a todos!

Pr. Weliton Santos.

Contatos para pregações e louvor: (11) 99530- 9258/ (11) 98136-6877

quarta-feira, 16 de julho de 2014

Sete Eras da Igreja Cristã: Pérgamo



 
Paz e graça aos leitores do blog.  Curta nossa página no Facebook (Igreja Batista Casa de Deus): https://www.facebook.com/igrejabatistacasadedeus?ref_type=bookmark

Você que quer orar toda madrugada com o Pr. Weliton Santos, todos os dias na Rádio Vida com Deus realizamos a Oração da Meia- Noite e todas as segundas-feiras das 17 às 18 hs, o programa hora de Vencer. O link é: http://radiovidacomdeus.com/

Bem, vamos abordar e contextualizar de forma sucinta e objetiva sobre a terceira  era da Igreja de Cristo. Vale salientar que, as sete igrejas mencionadas no livro de Apocalipse representa símbolos proféticos e sete períodos específicos da Igreja Cristã. Vale salientar que cada igreja tem Elogio, Reprovação, Conselho e Promessa; exceções de igreja sem reprovação: Esmirna e Filadélfia.

“E ao anjo da igreja que está em Pérgamo escreve: Isto diz aquele que tem a espada aguda de dois fios:
Conheço as tuas obras, e onde habitas, que é onde está o trono de Satanás; e reténs o meu nome, e não negaste a minha fé, ainda nos dias de Antipas, minha fiel testemunha, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita.
Mas algumas poucas coisas tenho contra ti, porque tens lá os que seguem a doutrina de Balaão, o qual ensinava Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel, para que comessem dos sacrifícios da idolatria, e fornicassem.
Assim tens também os que seguem a doutrina dos nicolaítas, o que eu odeio.
Arrepende-te, pois, quando não em breve virei a ti, e contra eles batalharei com a espada da minha boca.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer darei eu a comer do maná escondido, e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe.”
Apocalipse 2:12-17 .

 Pérgamo ficava situada em Mísia, sendo descrita como a mais ilustre cidade da Ásia. Era uma cidade de cultura sobrepujada e com uma grande biblioteca que, somente a de Alexandria a superava.

O altar de Pérgamo era centro de adoração ao deus grego Zeus e Escalápius, um deus em forma de serpente.Bem como adoravam aos imperadores romanos, na qual fora referido como o trono de satanás.

Pérgamo se orgulhava por ser a capital da Ásia e por ter muita cultura e uma corte que julgava os prisioneiros com severidade. Era o centro das religiões místicas orientais vindas da Babilônia e tinha muitos templos pagãos.

A igreja em Pérgamo se encontrou numa situação difícil. Por todos os lados tinha idolatria, honra e adoração aos imperadores romanos. Os cristãos não abandonaram a fé, porém permitiu que entrasse heresias como a idolatria e imoralidade sexual, bem como seguidores da doutrina dos nicolaítas.

Antipas, segundo a tradição foi discípulo do apóstolo João e bispo de Pérgamo.Por se negar a oferecer sacrifícios aos ídolos (imagens de esculturas) na época da perseguição do imperador Domiciano, foi coagido a negar a fé em Cristo e adorar o imperador.

Ao dizer que amava o Senhor Jesus Cristo de todo o coração e não sacrificar aos ídolos foi lançado numa fornalha ardente, dentro de um bezerro de latão na qual entregou a alma ao Senhor. Grande Herói da fé!

Por Antipas ser a fiel testemunha que não negou a Deus, a palavra testemunha em grego é (martus), na qual surgiu mártir.

Jesus fala que a igreja seguia a doutrina de Balaão, que significa idolatria, fornicação, imoralidade sexual e apostasia. Pois segundo a bíblia, Balaão foi remunerado pelo rei Balaque de Moabe para amaldiçoar o povo hebreu, pois eles tinham a promessa de Deus e em tudo que faziam eram vitoriosos. Como todas as maldições de Balaão  Deus transformava em bênçãos, ele incentivou o povo de Israel pecar com as mulheres moabitas e midianitas e adorar imagens.Deus mandou uma praga que matou 24 mil israelitas.Podem ver em Números (22:25 e 31:16).

Jesus disse: que ao vencedor dará o maná escondido e uma pedra branca. Segundo a tradição grega, a pedra branca significava absolvição e uma nova vida para o condenado. Se houver arrependimento, terás uma nova vida e alimento espiritual que irá fortalecer aos que caminharem no deserto.

Rejeitemos às falsas doutrinas, a doutrinas dos homens e valorizemos à Palavra de Deus a fim de que cheguemos ao fim de nossa jornada e encontremos o Senhor.

É Jesus que tem toda a autoridade e não governo seja ele qual for.Se está tendo perseguição silenciosa contra os evangélicos nos dias atuais, não foi diferente no passado na qual muitos cristãos pagaram com a vida. Não temamos às afrontas dos ideais ateus, evolucionistas e nem comunistas; preguemos à Palavra de Deus e não rejeitemos os ensinamentos de Cristo.

Era de Pérgamo foi o terceiro período do cristianismo, quando o império romano estabelece um papa para liderar todas as igrejas cristãs. Nesse período muitas falsas doutrinas invadiram o cristianismo; entre elas a guarda do domingo.

Período: 313 – 538.
 
  Peço aos irmãos (ãs) para clicarem acima e doar para o nosso ministério missionário. Nosso objetivo é ganhar vidas para Jesus. Ou faça um depósito na Caixa Econômica Federal Agência 1019 Operação 013 Conta 1789-0.
Se doar uma oferta de R$ 20 reais ou mais, ganhará como muito obrigado, o CD do Pr. Weliton Santos, que despachamos para todo o Brasil. Ao doar tal valor, envie seu nome e endereço completo para: welsi@oi.com.br
Que Deus abençoe a todos!
Pr. Weliton Santos.
Contatos para pregações e louvor: (11) 99530- 9258/ (11) 98136-6877
 

sexta-feira, 4 de julho de 2014

Sete Eras da Igreja- Esmirna



 
Paz e graça aos leitores do blog.  Curta nossa página no Facebook (Igreja Batista Casa de Deus): https://www.facebook.com/igrejabatistacasadedeus?ref_type=bookmark

Você que quer orar toda madrugada com o Pr. Weliton Santos, todos os dias na Rádio Vida com Deus realizamos a Oração da Meia- Noite e todas as segundas-feiras das 17 às 18 hs, o programa hora de Vencer.O link é: http://radiovidacomdeus.com/

Bem, vamos abordar e contextualizar de forma sucinta e objetiva sobre a segunda era da Igreja de Cristo. Vale salientar que, as sete igrejas mencionadas no livro de Apocalipse representa símbolos proféticos e sete períodos específicos da Igreja Cristã.

Está Escrito: “E ao anjo da igreja em Esmirna, escreve: Isto diz o primeiro e o último, que foi morto, e reviveu:
Conheço as tuas obras, e tribulação, e pobreza (mas tu és rico), e a blasfêmia dos que se dizem judeus, e não o são, mas são a sinagoga de Satanás.
Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte.”
Apocalipse 2:8-11.

A cidade de Esmirna ficava a 22 quilômetros ao Norte de Éfeso, sobre a bela enseada do mar Egeu; possuía uma planta aromática com cheiro suave denominada mirra. No centro da cidade havia um pequeno monte (Pago) e, no seu topo, um santuário dedicado à deusa Nêmese ().

Possuía o único mercado público de3 três andares do mundo antigo e nos jogos olímpicos, os vencedores eram coroados com coroas de ouro.

Hoje conhecida como Izmir, a terceira maior cidade da Turquia e o segundo mais importante porto do país,Esmirna era uma cidade antiga que foi destruída pelos lídios em 600 a.c. e reconstruída pelos gregos no final do  40 século a.c.

Pode ser chamada de ‘A Cidade que morreu e tornou a viver’, pois resistiu a várias guerras e terremotos. Durante o império Romano, ela tornou um centro de idolatria oficial e, em 26 d.c., foi escolhida como local do templo ao imperador Tibério.

Na época do Novo Testamento, Esmirna provavelmente tinha uma população de aproximadamente 100.000 habitantes. Era uma cidade próspera por ser um excelente porto que facilitava o comércio entre a Ásia e Europa.

A Igreja de Esmirna é o exemplo da noiva de Cristo, perseguida, não negou a fé e foi fiel até na hora da morte, pois estavam cientes que Jesus Cristo era o Autor da Vida, O Primeiro e o Último; por isso Ele lembra ao anjo da igreja que tudo está em Seu controle. Primeiro porque estava presente na Criação ( Jo 1:1-3)  e Último estava na consumação de todas as coisas como Justo Juiz ( Jo 5:27; Rm 2:16 e Tm 4:1). Policarpo (70 – 155 d.C.) era o pastor da Igreja de Esmirna e, segundo historiadores, discípulo do apóstolo João.

Segundo John Fox ( 1516- 1587), em sua obra Livro dos Mártires, Policarpo aos 86 anos, o imperador romano que ele jurasse por César e negasse a Cristo. Heroicamente ele respondeu: “Por oitenta e seis anos eu O servi e Ele nunca me fez mal. Como posso blasfemar meu Rei, o qual me salvou?”

Policarpo foi morto com espada e teve seu corpo queimado pelas chamas a mando do imperador. Com grito da multidão este é o doutor da Ásia (pois ele era médico), pai dos cristãos e perturbador dos nossos deuses.

Esmirna tornou-se em 303 a arena da morte para numerosos mártires. Esse Foi um tempo terrível sob a dominação romana, onde os cristãos eram lançados aos leões ou queimados sobre estacas. Sejamos como os irmãos de Esmirna e como Policarpo que não negou a Cristo por nada, mas foi fiel até o fim.

Profeticamente, Esmirna representa o segundo período do cristianismo quando a igreja estava começando a ser perseguida de morte por não adorar o imperador como Deus.

A promessa de Deus para a Igreja do cheiro suave é: Sê fiel até a morte e dar-te –ei a coroa da vida. E: o vencedor não sofrerá dano da segunda morte. Amados (as) precisamos ser fiéis e lembre-se: estamos numa olimpíada espiritual; a Comissão ( Pai, Filho e Espírito Santo) já nos outorgou a ganharmos vidas, pregar o Evangelho da Salvação e deixarmos de ser egoístas.

Esmirna representou a igreja no período de 100 a 313 d.c.

Peço aos irmãos (ãs) para clicarem acima e doar para o nosso ministério missionário. Nosso objetivo é ganhar vidas para Jesus. Ou faça um depósito na Caixa Econômica Federal Agência 1019 Operação 013 Conta 1789-0.

Se doar uma oferta de R$ 20 reais ou mais, ganhará como muito obrigado, o CD do Pr. Weliton Santos, que despachamos para todo o Brasil. Ao doar tal valor, envie seu nome e endereço completo para: welsi@oi.com.br

Que Deus abençoe a todos!

Pr. Weliton Santos.

Contatos para pregações e louvor: (11) 99530- 9258/ (11) 98136-6877

La Iglesia del Esmirna



Paz y gracia a los lectores del blog. Al igual que nuestra página en Facebook (Iglesia Bautista Casa de Dios): https://www.facebook.com/igrejabatistacasadedeus?ref_type=bookmark
¿Quieres orar cada mañana con el pastor Santos Weliton cada día en Radio Vida con Dios realizó la Oración de Medianoche y todos los lunes de 17 a 18 pm, el enlace Vencer.O programa de hora es: http://radiovidacomdeus.com/
Bueno, vamos a abordar y contextualizar de manera sucinta y objetivamente acerca de la segunda era de la Iglesia de Cristo. Es de destacar que las siete iglesias mencionadas en Apocalipsis es símbolos proféticos y siete períodos específicos de la Iglesia Cristiana.
Está escrito: "Y escribe al ángel de la iglesia en Esmirna: Esto dice el primero y el último, el que estuvo muerto y ha revivido;
Yo conozco tus obras, y tu tribulación, y tu pobreza (pero tú eres rico), y la blasfemia de los que se dicen ser Judios y no lo son, sino sinagoga de Satanás.
No tengas ningún temor de las cosas que has de padecer. He aquí, el diablo echará a algunos de vosotros en la cárcel, para que seáis probados, y y tendréis tribulación por diez días. Sé fiel hasta la muerte y te daré la corona de la vida.
El que tenga oídos, oiga lo que el Espíritu dice a las Iglesias: Al que venciere, no sufrirá daño de la segunda "Apocalipsis 2:8-11 muerte ..
La ciudad de Esmirna era de 22 kilómetros al norte de Éfeso, en la hermosa bahía del mar Egeo; poseía una planta aromática con fragancia suave llamado mirra. En el centro había un pequeño aparcamiento (de pago) y, en su parte superior, un santuario dedicado a la diosa Némesis ().
Tenía el único mercado público QE3 tres plantas del viejo mundo y los Juegos Olímpicos, los ganadores fueron coronados con coronas de oro.
Hoy en día conocido como Izmir, la tercera ciudad más grande de Turquía y el segundo puerto más importante del país, Esmirna era una antigua ciudad que fue destruida por los lidios en el año 600 aC y reconstruido por los griegos en el final del siglo 40o C.
Puede ser llamado "la ciudad que murió y volvió a la vida" porque resistido varias guerras y terremotos. Durante el Imperio Romano, se convirtió en un centro de la idolatría y oficial, 26 cc, fue elegido como el sitio del templo al emperador Tiberio.
En los tiempos del Nuevo Testamento, Izmir probablemente tenía una población de aproximadamente 100.000 habitantes. Era una ciudad próspera por ser un excelente puerto que facilitaba el comercio entre Asia y Europa.
La Iglesia de Esmirna es el ejemplo de la esposa de Cristo, perseguido, no negó la fe y fue fiel hasta la muerte, eran conscientes de que Jesucristo era el Autor de la Vida, El primero y el último; Por lo tanto, recuerda al ángel de la iglesia de que todo está en su control. En primer lugar, ya que estuvo presente en la creación (Juan 1:1-3) y la última vez en la consumación de todas las cosas como Justo Juez (Juan 5:27, Romanos 2:16, Tm 4:1). Policarpo (70-155 dC) fue el pastor de la Iglesia de Esmirna y, según los historiadores, un discípulo del apóstol Juan
De acuerdo con John Fox (1516 - 1587) en su libro Libro de los Mártires, Policarpo los 86 años, el emperador romano que juró por César y negar a Cristo. Heroicamente él contestó: "de ochenta y seis que sirvo y nunca me hizo mal. ¿Cómo puedo blasfemar a mi Rey que me salvó? "
Policarpo fue asesinado con la espada y su cuerpo fue quemado por las llamas, a instancias del emperador. Con la multitud grita que es el médico de Asia (porque él era un médico), el padre del cristiano y perturbadora de nuestros dioses.
Izmir se convirtió en el 303 la arena de la muerte de muchos mártires. Esta fue una época terrible bajo la dominación romana, donde los cristianos fueron arrojados a los leones o quemados en estacas. Somos como hermanos y como Policarpo de Esmirna que negó a Cristo no es por nada, pero fue fiel hasta el final.
Proféticamente, Izmir es el segundo periodo del cristianismo cuando la Iglesia estaba empezando a ser perseguidos a muerte por no adorar al emperador como Dios.
La promesa de Dios a la Iglesia es el dulce sabor Sé fiel hasta la muerte y te daré la corona de la vida. E: el ganador no hace daño de la muerte segunda. Beloved (la) tiene que ser fiel y recordar: somos unos Juegos Olímpicos espirituales; la Comisión (Padre, Hijo y Espíritu Santo) nos ha concedido la vida de ganar, y predicando el evangelio de la salvación y dejar de ser egoísta.
Izmir representa la iglesia en el período 100-313 dC
Que Dios los bendiga a todos!
Pastor Weliton Santos.

Estudo de Gênesis 1