Webrádio Batista IBCD

sexta-feira, 4 de julho de 2014

Sete Eras da Igreja- Esmirna



 
Paz e graça aos leitores do blog.  Curta nossa página no Facebook (Igreja Batista Casa de Deus): https://www.facebook.com/igrejabatistacasadedeus?ref_type=bookmark

Você que quer orar toda madrugada com o Pr. Weliton Santos, todos os dias na Rádio Vida com Deus realizamos a Oração da Meia- Noite e todas as segundas-feiras das 17 às 18 hs, o programa hora de Vencer.O link é: http://radiovidacomdeus.com/

Bem, vamos abordar e contextualizar de forma sucinta e objetiva sobre a segunda era da Igreja de Cristo. Vale salientar que, as sete igrejas mencionadas no livro de Apocalipse representa símbolos proféticos e sete períodos específicos da Igreja Cristã.

Está Escrito: “E ao anjo da igreja em Esmirna, escreve: Isto diz o primeiro e o último, que foi morto, e reviveu:
Conheço as tuas obras, e tribulação, e pobreza (mas tu és rico), e a blasfêmia dos que se dizem judeus, e não o são, mas são a sinagoga de Satanás.
Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte.”
Apocalipse 2:8-11.

A cidade de Esmirna ficava a 22 quilômetros ao Norte de Éfeso, sobre a bela enseada do mar Egeu; possuía uma planta aromática com cheiro suave denominada mirra. No centro da cidade havia um pequeno monte (Pago) e, no seu topo, um santuário dedicado à deusa Nêmese ().

Possuía o único mercado público de3 três andares do mundo antigo e nos jogos olímpicos, os vencedores eram coroados com coroas de ouro.

Hoje conhecida como Izmir, a terceira maior cidade da Turquia e o segundo mais importante porto do país,Esmirna era uma cidade antiga que foi destruída pelos lídios em 600 a.c. e reconstruída pelos gregos no final do  40 século a.c.

Pode ser chamada de ‘A Cidade que morreu e tornou a viver’, pois resistiu a várias guerras e terremotos. Durante o império Romano, ela tornou um centro de idolatria oficial e, em 26 d.c., foi escolhida como local do templo ao imperador Tibério.

Na época do Novo Testamento, Esmirna provavelmente tinha uma população de aproximadamente 100.000 habitantes. Era uma cidade próspera por ser um excelente porto que facilitava o comércio entre a Ásia e Europa.

A Igreja de Esmirna é o exemplo da noiva de Cristo, perseguida, não negou a fé e foi fiel até na hora da morte, pois estavam cientes que Jesus Cristo era o Autor da Vida, O Primeiro e o Último; por isso Ele lembra ao anjo da igreja que tudo está em Seu controle. Primeiro porque estava presente na Criação ( Jo 1:1-3)  e Último estava na consumação de todas as coisas como Justo Juiz ( Jo 5:27; Rm 2:16 e Tm 4:1). Policarpo (70 – 155 d.C.) era o pastor da Igreja de Esmirna e, segundo historiadores, discípulo do apóstolo João.

Segundo John Fox ( 1516- 1587), em sua obra Livro dos Mártires, Policarpo aos 86 anos, o imperador romano que ele jurasse por César e negasse a Cristo. Heroicamente ele respondeu: “Por oitenta e seis anos eu O servi e Ele nunca me fez mal. Como posso blasfemar meu Rei, o qual me salvou?”

Policarpo foi morto com espada e teve seu corpo queimado pelas chamas a mando do imperador. Com grito da multidão este é o doutor da Ásia (pois ele era médico), pai dos cristãos e perturbador dos nossos deuses.

Esmirna tornou-se em 303 a arena da morte para numerosos mártires. Esse Foi um tempo terrível sob a dominação romana, onde os cristãos eram lançados aos leões ou queimados sobre estacas. Sejamos como os irmãos de Esmirna e como Policarpo que não negou a Cristo por nada, mas foi fiel até o fim.

Profeticamente, Esmirna representa o segundo período do cristianismo quando a igreja estava começando a ser perseguida de morte por não adorar o imperador como Deus.

A promessa de Deus para a Igreja do cheiro suave é: Sê fiel até a morte e dar-te –ei a coroa da vida. E: o vencedor não sofrerá dano da segunda morte. Amados (as) precisamos ser fiéis e lembre-se: estamos numa olimpíada espiritual; a Comissão ( Pai, Filho e Espírito Santo) já nos outorgou a ganharmos vidas, pregar o Evangelho da Salvação e deixarmos de ser egoístas.

Esmirna representou a igreja no período de 100 a 313 d.c.

Peço aos irmãos (ãs) para clicarem acima e doar para o nosso ministério missionário. Nosso objetivo é ganhar vidas para Jesus. Ou faça um depósito na Caixa Econômica Federal Agência 1019 Operação 013 Conta 1789-0.

Se doar uma oferta de R$ 20 reais ou mais, ganhará como muito obrigado, o CD do Pr. Weliton Santos, que despachamos para todo o Brasil. Ao doar tal valor, envie seu nome e endereço completo para: welsi@oi.com.br

Que Deus abençoe a todos!

Pr. Weliton Santos.

Contatos para pregações e louvor: (11) 99530- 9258/ (11) 98136-6877

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estudo de Gênesis 1