Webrádio Batista IBCD

domingo, 20 de julho de 2014

Sete Eras da Igreja Cristã: Tiatira



 
Paz e graça aos leitores do blog.  Curta nossa página no Facebook (Igreja Batista Casa de Deus): https://www.facebook.com/igrejabatistacasadedeus?ref_type=bookmark

Você que quer orar toda madrugada com o Pr. Weliton Santos, todos os dias na Rádio Vida com Deus realizamos a Oração da Meia- Noite e todas as segundas-feiras das 17 às 18 hs, o programa hora de Vencer. O link é: http://radiovidacomdeus.com/
Todas as quartas-feiras das 17 às 18 hs, o programa hora de Vencer. O link é: http://www.radioaliancaeterna.net/
 

Bem, vamos abordar e contextualizar de forma sucinta e objetiva sobre a quarta era da Igreja de Cristo:Tiatira. Vale salientar que, as sete igrejas mencionadas no livro de Apocalipse representa símbolos proféticos e sete períodos específicos da Igreja Cristã. Vale salientar que cada igreja tem Elogio, Reprovação, Conselho e Promessa; exceções de igreja sem reprovação: Esmirna e Filadélfia.

“E ao anjo da igreja de Tiatira escreve: Isto diz o Filho de Deus, que tem seus olhos como chama de fogo, e os pés semelhantes ao latão reluzente:
Eu conheço as tuas obras, e o teu amor, e o teu serviço, e a tua fé, e a tua paciência, e que as tuas últimas obras são mais do que as primeiras.
Mas algumas poucas coisas tenho contra ti que deixas Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensinar e enganar os meus servos, para que forniquem e comam dos sacrifícios da idolatria.
E dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua fornicação; e não se arrependeu.
Eis que a porei numa cama, e sobre os que adulteram com ela virá grande tribulação, se não se arrependerem das suas obras.
E ferirei de morte a seus filhos, e todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda os rins e os corações. E darei a cada um de vós segundo as vossas obras.
Mas eu vos digo a vós, e aos restantes que estão em Tiatira, a todos quantos não têm esta doutrina, e não conheceram, como dizem, as profundezas de Satanás, que outra carga vos não porei.
Mas o que tendes, retende-o até que eu venha.
E ao que vencer, e guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações,
E com vara de ferro as regerá; e serão quebradas como vasos de oleiro; como também recebi de meu Pai.
E dar-lhe-ei a estrela da manhã.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.”
Apocalipse 2:18-29.

Em Atos 16:14, uma senhora chamada Lídia morava lá. Ele era vendedora de púrpura, um pano roxo que foi tingido de púrpura. Tiatira era o centro de uma indústria de tingimento e muitos dos primeiros cristãos trabalhavam com isso.

A maior fonte de lucro em Tiatira era um corante vermelho brilhante que os antigos chamavam de roxo, que, na realidade era vermelho brilhante. Tintureiros comerciais de produtos de lã, naqueles dias, eram membros de associações comerciais. E estas associações realizavam refeições em um templo pagão e comiam comida sacrificada aos ídolos. 
 

A cidade em si dava a impressão de “fraca tornada forte”. Foi construída por Seleuco um dos generais de Alexandre, em 280a.C. Foi construída para ser uma cidade-sede de guarnição militar.

Sua indústria principal era de instrumentos de bronze e cobre. Fabricava também tecidos, especialmente em vermelho e púrpura. Havia um grande templo em honra ao deus sol “Apolo”.

Elogio:“Conheço as tuas obras, o teu amor, a tua fé, o teu serviço, a tua perseverança, e as tuas últimas obras mais numerosas do que as primeiras”. (Ap. 2:19)

A igreja organizou orfanatos, hospital e missões. Essa era uma congregação realmente preocupada e dedicada a atender às necessidades das pessoas.

Reprovação:“Tenho contra ti o tolerares que essa mulher Jezabel, que assim mesma se declara profetiza, não somente ensine, mas ainda seduza os meus servos a praticarem a prostituição e a comerem coisas sacrificadas aos ídolos”. (Ap. 2:20)

Jezabel foi uma princesa fenícia e sacerdotisa de Baal, um deus pagão da natureza. Ela promoveu a adoração do Sol e contribuiu para desviar Israel de seu relacionamento especial com Deus.

O Senhor Jesus descreve o problema de Jezabel em Apocalipse 2:20 " Que toleras Jezabel...". Ela era: falsa profetisa, induzia à imoralidade sexual e a comer comidas sacrificadas aos ídolos por meio de seus ensinamentos.Pode-se perceber que Jezabel ao seduzir Jeú vestiu-se de púrpura. E esta cor, vermelha era o traje da igreja apóstata.

"E dei-lhe tempo de se arrepender (Deus é paciente) de sua imoralidade, mas ela não está disposta. Assim a porei numa cama de sofrimento, e eu farei aqueles que cometem adultério com ela sofrer intensamente, a menos que se arrependam de suas formas." Apocalipse 2: 21, 22. Grifo do autor.

 
 
Conselho:“Conservai o que tendes…” (Ap. 2:25) - As doutrinas

Promessa:“Ao vencedor, que guardar até o fim as minhas obras, eu lhe darei autoridade sobre as nações, e com cetro de ferro as regerá… dar-lhe-ei ainda a estrela da manhã”. (Ap. 2:26-27)

Tiatira representa o quarto período do cristianismo na terra, quando a Igreja Católica sob a liderança do papa passou a perseguir de morte o verdadeiro povo de Deus.

TIATIRA - 538-1517.

Peço aos irmãos (ãs) para clicarem acima e doar para o nosso ministério missionário. Nosso objetivo é ganhar vidas para Jesus. Ou faça um depósito na Caixa Econômica Federal Agência 1019 Operação 013 Conta 1789-0.

Se doar uma oferta de R$ 20 reais ou mais, ganhará como muito obrigado, o CD do Pr. Weliton Santos, que despachamos para todo o Brasil. Ao doar tal valor, envie seu nome e endereço completo para: welsi@oi.com.br

Que Deus abençoe a todos!

Pr. Weliton Santos.

Contatos para pregações e louvor: (11) 99530- 9258/ (11) 98136-6877

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estudo de Gênesis 1