Webrádio Batista IBCD
sábado, 15 de abril de 2017
Estudo sobre Hamartiologia III
Vamos dar continuidade ao nosso estudo sobre a Doutrina do Pecado.
Qual a fonte do pecado?
Existem diversas fontes entre elas estão: a natureza animalesca do ser humano; a ansiedade causada pelo querer e os limites da natureza humana; alienação existencial de Deus e a competitividade provocada pelo individualismo humano.
Essas naturezas ocorreram depois da queda do casal (Adão e Eva), o planeta Terra estaria para sempre arruinado no pecado e o ser humano se perverteria a ponto de se tornar igual ao próprio diabo. Tornou-se então o ser humano assassino, desobediente, querendo ser maior que o Criador, a ponto de construir torre que atingisse o céu. O ser vivente ou alma vivente agora iria voltar ao pó.
A questão do homem e da mulher após entenderem que estavam nus, significa o despertar dos desejos. E, como está escrito em Romano 1: 18 ao 31, na qual a Ira de Deus está contra toda humanidade, aborda pecados de idolatria (adoração de imagens), na qual seu fim levava as mais absurdas imoralidades sexuais tais como: homossexualismo, zoofilia, incesto, sexo grupal e prostituição. São desejos que foram semeados após a queda do homem e da mulher por satanás.
Por isso vemos pessoas que não acreditam na existência de Deus (eles querem ter argumentos para pecar e cometer atrocidades sem ser julgados por um "deus"); vemos pessoas que roubam os mais pobres, que defraudam a justiça, casamentos destruídos e contemplamos a pior aberração da modernidade: o homossexualismo e a ideologia de gênero. Essas e muitas outras coisas são resultados da queda do homem.
Logo irmãos, a fonte do pecado se manifesta, de acordo com I João 2:16 que está assim escrito: "Pois tudo quer há no mundo - a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação de bens- não provém do Pai, mas do mundo."
Outras traduções trocam a palavra ostentação de bens por soberba da vida. Mundo escrito aqui é no grego κόσμου, variante de κόσμῳ.
A primeira representa todos os seres humanos que estão afastados de Deus; a segunda universo. É sobre essa nomenclatura kosmos (cobiça da carne, cobiça dos olhos e soberba da vida, bem como os prazeres animalescos do ser humano que o diabo reina). Satanás não reina sobre a criação de Deus, nem sobre a criatura,mas seduz aos homens sobre as cobiças, invejas, desejos malignos, enganos, defraudações, seduções, prazeres materiais, os valores morais e espirituais degenerados. O apóstolo Tiago diz para "não se corromper pelo mundo" (1:27).
Quais as consequências que o pecado traz para o ser humano?
São inúmeras consequências e prejuízos que o pecado faz. Na próxima semana estarei abordando a respeito.
Shalom a todos!
Pr. Weliton Santos (11) 98136-6877.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
Ora, Jesus falou: "Quem comete pecado, torna-se escravo do pecado". Esta escravidão começou lá no Éden quando Eva deu ouvidos ao d...
-
Está escrito: " Ele foi oprimido e afligido; e, contudo não abriu a boca; como um cordeiro foi levado para o matadouro, e como ...
-
Fé é confiança em Deus. Com a fé você pode mudar todas as coisas. Toda palavra que você já ouviu, crescerá como sementes para promover liber...

Uma ótima abordagem,em uma perspectiva onde mostra que por causa do pecado,muitos se tornam "cegos"para Deus tornando-se subversivos,em sua ignorância querem ser como deuses!
ResponderExcluir