Webrádio Batista IBCD

domingo, 16 de setembro de 2012

Depressão Parte 1




Paz e graça a todos os amigos e leitores desse maravilhoso blog. Quero agradecer aos milhares de acessos que o blog tem tido e, com certeza, tem sido de ajuda para os amigos e leitores.

  Bem, vou falar sobre um tema que vai conter 4 partes que tem atingido, segundo dados estatísticos, 17 ou mais milhões de pessoas e como ser liberto. Segundo o site Espaço Vida e Clínica,  depressão é uma doença física como outra qualquer, só que desorganiza as reações emocionais. A depressão é muito complexa e difícil de ser diagnosticada, pois um dos seus principais sintomas pode ser confundido com tristeza, apatia, preguiça, irresponsabilidade e em casos crônicos como fraqueza ou falha de caráter.

  É muito comum ouvir as pessoas dizer que estão “deprês” ou deprimidas, quando apenas estão chateadas, estressadas ou porque se desentenderam com alguém. Independente do estado de espírito, até o ser mais iluminado perderia a paciência ou se chatearia numa briga de trânsito, invertida profissional, falta de grana, doença na família, perda de um ente querido, desemprego, crise conjugal e etc... Isto é comum na vida das pessoas, oscilamos o nosso humor diariamente. Só que depois de um curto período de tempo voltamos ao normal, sem grandes dramas, correndo atrás do prejuízo.

  Já a pessoa deprimida ou com predisposição, às vezes com uma chateação corriqueira, pode ser nocauteada e cair num abismo sem fim ou então, ser mais resistente, mas numa crise brava também vai pro abismo. Por que é assim mesmo que se sente um deprimido. Uma pessoa sem perspectiva de vida, sem amor próprio, pessimista, desanimada que não vê graça em nada a não ser no seu isolamento e luto em vida.

  Na realidade este desânimo perante a vida não é falta de atitude e sim um mau funcionamento cerebral. Porque embora muitas pessoas acham que depressão é frescura, ela é uma doença, um desequilíbrio bioquímico dos neurotransmissores (mensageiros químicos do impulso nervoso) responsáveis pelo controle do estado de humor.

  A dopamina e serotonina são neurotransmissores que estão muito associados ao estado afetivo das pessoas. A serotonina está ligada a sentimentos de bem estar ou mal estar. Ela regula o humor, o sono, a atividade sexual, o apetite, o ritmo cardíaco, as funções neuroendócrinas, temperatura corporal, sensibilidade à dor, atividade motora e funções cognitivas. A dopamina está associada à sensação de euforia, entusiasmo e prazer. Esta regula o controle do movimento, da percepção e da motivação.

  Na próxima semana, abordarei os sintomas, quem são mais atingidos, as causas na terceira idade e como ser liberto dela, segundo a Palavra de Deus e a medicina. Mas deixo um questionamento: A DEPRESSÃO É UMA DOENÇA FÍSICA OU DA ALMA? Poste seus comentários no Facebook ou nos comentários desse blog.

Pr. Weliton Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estudo de Gênesis 1