Webrádio Batista IBCD

sábado, 12 de janeiro de 2013

José Filho de Jacó


A paz e a graça amigos, que este ano de 2013 venha ser de conquistas do Impossível e da Fé; sinais, curas milagrosas e conversões venham ocorrer. Apesar de que, o maior milagre é quando Deus salva um pecador e não a cura de uma Aids ou um câncer ou um milagre financeiro, fique bem claro isso.

Está escrito assim: Estas são as gerações de Jacó. Sendo José de dezessete anos, apascentava as ovelhas com seus irmãos; sendo ainda jovem, andava com os filhos de Bila, e com os filhos de Zilpa, mulheres de seu pai; e José trazia más notícias deles a seu pai.
E Israel amava a José mais do que a todos os seus filhos, porque era filho da sua velhice; e fez-lhe uma túnica de várias cores.
Vendo, pois, seus irmãos que seu pai o amava mais do que a todos eles, odiaram-no, e não podiam falar com ele pacificamente.
Teve José um sonho, que contou a seus irmãos; por isso o odiaram ainda mais.
E disse-lhes: Ouvi, peço-vos, este sonho, que tenho sonhado:
Eis que estávamos atando molhos no meio do campo, e eis que o meu molho se levantava, e também ficava em pé, e eis que os vossos molhos o rodeavam, e se inclinavam ao meu molho.
Então lhe disseram seus irmãos: Tu, pois, deveras reinarás sobre nós? Tu deveras terás domínio sobre nós? Por isso ainda mais o odiavam por seus sonhos e por suas palavras.
E teve José outro sonho, e o contou a seus irmãos, e disse: Eis que tive ainda outro sonho; e eis que o sol, e a lua, e onze estrelas se inclinavam a mim.
E contando-o a seu pai e a seus irmãos, repreendeu-o seu pai, e disse-lhe: Que sonho é este que tiveste? Porventura viremos, eu e tua mãe, e teus irmãos, a inclinar-nos perante ti em terra?
Seus irmãos, pois, o invejavam; seu pai porém guardava este negócio no seu coração.
Gênesis 37:2-11
Um jovem da idade de José, é sincero, sonhador, aventureiro em suma, está numa idade de se arriscar.
Bem, Israel amava mais a José porque este era filho da mulher que ele lutou 14 anos para tê-la e foi o primogênito do verdadeiro amor de Jacó.A ponto deste fazer uma túnica e entregar ao seu amado filho.

Um grande perigo de ser o preferido, o mimado do papai e da mamãe é: pode trazer ciúmes de outros irmãos, pode ocorrer um fratricídio ou seja, um irmão matar outro. E aos pais deixo uma mensagem: excesso de proteção com seus filhos pode acarretar no futuro um adulto narcisista, delinquente e fracassado.

José era sonhador,porém com o excesso de proteção que tinha, tal sonho não tornaria realidade. E temos quatro verdades que podemos aprender com as experiências de José:
Ele temia a Deus, isso com certeza seria a razão de Jacó amá-lo mais do que a todos;
Ele sabia escrever e ler fluentemente;
Ele tinha espírito de liderança;
Ele era sincero.
José temia a Deus, sabia ler e escrever, recebeu uma túnica de presente do seu amado pai, estava na flor da adolescência, passando para a idade adulta. Era invejado pelos irmãos que perdera o temor do Senhor eram 'pastores' que apascentavam a si mesmos, comendo da gordura das ovelhas.
Temos aqui outra verdade espiritual: Sem o temor do Senhor, o que se entende por liderança, na realidade é chefia, pois o chefe só olha para si mesmo e não para o coletivo.

O líder ele tem as seguintes características: é discreto, sabe agir na hora certa; é determinado; não desiste mesmo nas dificuldades e acima de tudo, confia em Deus que soprou o vento do Espírito em seu coração.
Amigo (a) muitas das vezes, e posso dizer, na maioria, as pessoas que andam conosco é que tentam matar os nossos sonhos, por isso, seja discreto e fale somente com Deus os teus projetos.

Tenho um amigo e irmão em Cristo que disse que iria pregar itinerante e sua amiga íntima de anos disse: quem é você para pregar? Só quem pode pregar são os pastores da minha igreja, pois eles pregam prosperidade e isso que importa. Pobre mulher! Não sabe o que está escrito em Apocalipse que Deus nos fez reis e sacerdotes: E para o nosso Deus os fizeste reis e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra. Apocalipse 5:10.
Assim como essa mulher, existem pessoas cauterizadas por doutrinas humanas que dizem amém a palavras de homens que apascentam a si mesmos, como foi o caso dos irmãos de José. Com todo respeito às Igrejas que pregam Jesus.

Esse sonho de José veio direto do coração de Deus para salvar não somente um povo, mas numa dimensão maior, o mundo. Entretanto, se ele continuasse sendo o filhinho querido de Israel, seus sonhos morreriam em  Betel. Lembre-se queridos pais- não superproteja seus filhos, ensino-os à vida, discipline-os quando for necessário e saibam ter como resposta o sim e o não. Aos filhos, respeitem seus pais como se fossem  representantes de Deus, independente do comportamento e da moral; saiba que  ele é seu pai, quem te gerou.

Tenho observado filhos que são rebeldes aos pais, agridem-nos e maldizem. Se fosse na época da Lei, tais seriam mortos, mas hoje, temos que conscientizá-los ( tanto pais quantos os filhos). Talvez você não tenha refletido nessa verdade que estou te revelando a respeito de José,mas  como primeira mensagem de 2013, quero compartilhar com os leitores e leitoras do blog a respeito da família, tomando como embasamento a passagem bíblica de José.

E mais:
E seus irmãos foram apascentar o rebanho de seu pai, junto de Siquém.
Disse, pois, Israel a José: Não apascentam os teus irmãos junto de Siquém? Vem, e enviar-te-ei a eles. E ele respondeu: Eis-me aqui.
E ele lhe disse: Ora vai, vê como estão teus irmãos, e como está o rebanho, e traze-me resposta. Assim o enviou do vale de Hebrom, e foi a Siquém.
E achou-o um homem, porque eis que andava errante pelo campo, e perguntou-lhe o homem, dizendo: Que procuras?
E ele disse: Procuro meus irmãos; dize-me, peço-te, onde eles apascentam.
Gênesis 37:12-16

Neste momento, Deus percebeu a necessidade de José deixar seus pais para que conquistasse seus objetivos. Entretanto, esse afastamento causou dor, sofrimento e divisão entre irmãos. Na próxima semana abordarei a segunda parte da mensagem.

AMIGOS, NOS AJUDEM A IMPLANTAR A IGREJA AQUI EM SÃO PAULO, TEMOS MUITOS DESAFIOS E GOSTARIA DA AJUDA DE VOCÊS. SE CONFIAM EM NOSSO MINISTÉRIO CLIQUE NO LINK PAG SEGURO LOGO ACIMA E FAÇA SUA DOAÇÃO COM NO MÍNIMO 20 REAIS PARA IMPLANTARMOS O MINISTÉRIO E ASSIM COMO NA BAHIA, QUEREMOS AJUDAR AOS NECESSITADOS DE PÃO TANTO FISICAMENTE QUANTO ESPIRITUALMENTE.



Que Deus abençoe a todos.
Pr. Weliton Santos
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estudo de Gênesis 1