Webrádio Batista IBCD

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Depressão (Parte Final)



A paz e a graça a todos os amigos e amigas leitores desse blog. Tenho recebido muitas palavras de agradecimento por causa desse artigo sobre depressão e gostaria de finalizar com base na Bíblia e como muitos heróis da fé foram curados dessa doença.

  A Depressão é uma doença da alma, pois tem um adágio que diz: o intelecto fraco produz doenças físicas. Logo, ela é uma doença da alma, a divisão do ser que é a imagem e semelhança de Deus são três: corpo, alma e espírito. O corpo  é o revestimento, a alma o centro dos sentimentos e o espírito o centro da razão.

  Quando alimentamos nosso espírito a alma fica forte, quando alimentamos o nosso corpo, sem alimentar o espírito, ficamos imunes às doenças do sentimento, entre elas, a pior de todas, a depressão. Veja nos artigos anteriores o princípio da  enfermidade.  A seguir, homens da bíblia que passaram por esse sentimento e foram curados:

Josué

"E voltaram a Josué, e disseram-lhe: Não suba todo o povo; subam uns dois mil, ou três mil homens, a ferir a Ai; não fatigueis ali a todo o povo, porque poucos são.
Assim, subiram lá, do povo, uns três mil homens, os quais fugiram diante dos homens de Ai.
E os homens de Ai feriram deles uns trinta e seis, e os perseguiram desde a porta até Sebarim, e os feriram na descida; e o coração do povo se derreteu e se tornou como água.
Então Josué rasgou as suas vestes, e se prostrou em terra sobre o seu rosto perante a arca do SENHOR até à tarde, ele e os anciãos de Israel; e deitaram pó sobre as suas cabeças.
E disse Josué: Ah! Senhor Deus! Por que, com efeito, fizeste passar a este povo o Jordão, para nos entregares nas mãos dos amorreus para nos fazerem perecer? Antes nos tivéssemos contentado em ficar além do Jordão!
Ah, SENHOR! Que direi? Pois Israel virou as costas diante dos inimigos!
Ouvindo isto, os cananeus, e todos os moradores da terra, nos cercarão e desarraigarão o nosso nome da terra; e então que farás ao teu grande nome?
Então disse o SENHOR a Josué: Levanta-te; por que estás prostrado assim sobre o teu rosto?
Israel pecou, e transgrediram a minha aliança que lhes tinha ordenado, e tomaram do anátema, e furtaram, e mentiram, e debaixo da sua bagagem o puseram." 
Josué 7:3-11

 Davi: 
"E Davi muito se angustiou, porque o povo falava de apedrejá-lo, porque a alma de todo o povo estava em amargura, cada um por causa dos seus filhos e das suas filhas; todavia Davi se fortaleceu no SENHOR seu Deus.
E disse Davi a Abiatar, o sacerdote, filho de Aimeleque: Traze-me, peço-te, aqui o éfode. E Abiatar trouxe o éfode a Davi.
Então consultou Davi ao SENHOR, dizendo: Perseguirei eu a esta tropa? Alcançá-la-ei? E lhe disse: Persegue-a, porque decerto a alcançarás e tudo libertarás." 
1 Samuel 30:6-8 

Elias
"Então Jezabel mandou um mensageiro a Elias, a dizer-lhe: Assim me façam os deuses, e outro tanto, se de certo amanhã a estas horas não puser a tua vida como a de um deles.
O que vendo ele, se levantou e, para escapar com vida, se foi, e chegando a Berseba, que é de Judá, deixou ali o seu servo.
Ele, porém, foi ao deserto, caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte, e disse: Já basta, ó SENHOR; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais.
E deitou-se, e dormiu debaixo do zimbro; e eis que então um anjo o tocou, e lhe disse: Levanta-te, come.
E olhou, e eis que à sua cabeceira estava um pão cozido sobre as brasas, e uma botija de água; e comeu, e bebeu, e tornou a deitar-se.
E o anjo do SENHOR tornou segunda vez, e o tocou, e disse: Levanta-te e come, porque te será muito longo o caminho.
Levantou-se, pois, e comeu e bebeu; e com a força daquela comida caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus.
E ali entrou numa caverna e passou ali a noite; e eis que a palavra do SENHOR veio a ele, e lhe disse: Que fazes aqui Elias?
E ele disse: Tenho sido muito zeloso pelo SENHOR Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derrubaram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada, e só eu fiquei, e buscam a minha vida para ma tirarem." 
1 Reis 19:2-10

Poderia citar muitos outros, entretanto deixo palavras de cura para aqueles que se encontram deprimidos; Jesus é o Deus que pode curar de todas as enfermidades físicas, espirituais, pois para Deus não existe impossível. E outra coisa; só tomando a posição de levantar-se é que seremos libertos desse mal e seremos verdadeiramente curados (as):

"E disse: Se ouvires atento a voz do SENHOR teu Deus, e fizeres o que é reto diante de seus olhos, e inclinares os teus ouvidos aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, nenhuma das enfermidades porei sobre ti, que pus sobre o Egito; porque eu sou o SENHOR que te sara. "
Êxodo 15:26

E diz mais:

"Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.
Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados." 
Isaías 53:4-5

 Amigo, se você está passando por esse problema ou tem algum ente querido nessa situação, esta mensagem veio a calhar, ou seja, no momento certo para que esta pessoa possa recomeçar. Lembre-se: não somos super-humanos  somos sujeitos a falhas, doenças do corpo e da alma, porém se buscarmos no Senhor, Ele nos dará forças para recomeçarmos e sermos vitoriosos.

Queres nova vida e um novo recomeço? Busque no Senhor e receba-o como teu Senhor e Salvador, pois está escrito:  "E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas..." 
Apocalipse 21:5

Que Deus abençoe mais e mais a sua vida e cada leitor e leitora, eu ro por vocês; não é debalde a leitura de nossos artigos.
Shalom!
Pr. Weliton Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estudo de Gênesis 1