Webrádio Batista IBCD

domingo, 4 de outubro de 2009

A BÍBLIA SAGRADA

O termo Bíblia vem da palavra grega Biblos, que significa conjunto de livro e somente foi usado a partir do ano 200 dC pelos cristãos. E ela contém e é a palavra de Deus. “Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça.“ (II Timóteo 3:16). O termo inspirada vem do grego Theopneutos, onde Theos (Deus) e Pneos (sopro), ou seja, soprada por Deus A Bíblia foi escrita por profetas, reis, sacerdotes, pescadores, agricultores, cronistas, levitas num período aproximadamente de 1.500 anos. Estes textos foram copiados e recopiados de geração em geração em diversos idiomas.
Isso mostra que Deus usa quem ele quer quando quiser. Pois, o Senhor não escolhe capacitado, mas capacita o seu escolhido. “Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.” (II Pedro 1:21). Verificou-se através do método textual que 99% dos textos mantêm-se fiel aos originais, é certamente uma obra divina, levando em conta os milhares de anos entre a escrita e nossos dias.

A Bíblia, em sua forma original é desprovida das divisões de capítulos e versículos. Para facilitar sua leitura e localização de "citações" o Prof. Stephen Langton, no ano de 1227 dC a dividiu em capítulos. Até o ano de 1551 dC não existia a divisão denominada versículo. Neste ano o Sr. Robert Stephanus chegou a conclusão da necessidade de uma subdivisão e agrupou os textos em versículos. Até a invenção da gráfica por Gutenberg, a Bíblia era um livro extremamente raro e caro, poise ram feitos de forma artesanal e poucos tinham acesso às Escrituras.

Deus usa crianças, jovens, adultos, homens e mulheres. A religiosidade mostra que a mulher deve usar o véu e ficar calada na igreja. Com isso, muitas pessoas consideram a Bíblia machista e patriarcal, principalmente os grupos feministas. Só que o diabo tem cegado as pessoas com o chamado Relativismo Moral; no último capítulo estarei explicando a definição de relativismo. Temos exemplo de mulheres na Bíblia que foram exemplos de fé: Rute, Noemi, Débora, Ana, Sara, Raabe, Ester, a mulher samaritana, Maria Madalena, a profetisa Ana, entre outras.

A Bíblia se divide em dois livros: o Antigo Testamento e o Novo Testamento. O Antigo Testamento possui 39 livros, enquanto o Novo Testamento possui 27 livros. Se você quiser aprender a abrir todos os livros da Bíblia, abra o prefácio da mesma e leia. Com o tempo, você aprenderá os livros do Velho Testamento e do Novo Testamento.
Os livros do Velho Testamento são: Pentateuco (são os 5 livros que foram escritos pro Moisés; Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio); Livros Históricos ( Josué, Juízes, Rute, I Samuel, II Samuel, I Reis, II Reis, I Crônicas, II Crônicas); Livros Poéticos ( Esdras, Neemias, Ester, Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cantares); Profetas Maiores (Isaías, Jeremias, Lamentações, Ezequiel); Profetas Menores (Daniel, Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias, Malaquias), totalizando 39 livros.
Os livros do Novo Testamento são: Os quatro Evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas, João), Atos dos Apóstolos, Epístolas Paulinas (Romanos, I Coríntios, II Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, I Tessalonicenses, II Tessalonicenses, I Timóteo, II Timóteo, Tito, Filemon), Epístolas Universais dos Apóstolos (Hebreus, Tiago, I Pedro, II Pedro, I João, II João, III de João e Judas) e o Livro da Revelação (Apocalipse). A Bíblia encontra-se traduzida em mais de 1000 línguas e dialetos. É composta de 66 livros, 1.189 capítulos, 31.173 versículos, mais 773.000 palavras e aproximadamente 3.600.000 letras.

Se você quer ter uma vida abençoada e de muitas vitórias, ouça a palavra de Deus e cumpra sabe como? Obedecendo por completo à Palavra do Pai. “Eis que hoje eu ponho diante de vós a bênção e a maldição. A bênção, quando cumprirdes os mandamentos do SENHOR vosso Deus, que hoje vos mando. Porém a maldição, se não cumprirdes os mandamentos do SENHOR vosso Deus, e vos desviardes do caminho que hoje vos ordeno, para seguirdes outros deuses que não conhecestes.” (Deuteronômio 11: 26 -28).

Se você quer ter uma vida de vitórias, leia a Bíblia. “Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.” (Hebreus 4:12).

A palavra do Senhor é pura; se acrescentarmos alguma coisa à palavra de Deus ou falar algo que não está escrito na Bíblia, seja achado mentiroso. Pois: “Toda a Palavra de Deus é pura; escudo é para os que confiam nele. Nada acrescentes às suas palavras, para que não te repreenda e sejas achado mentiroso.” (Provérbios 30: 5-6). Nós não podemos colocar outros livros como regra de fé, como por exemplo, os Mórmons tem o livro denominado Livro dos Mórmons que diz ser de igual valia como a Bíblia. Isso é engano, pois a Palavra de Deus é insubstituível e temos que em tudo usá-la como regra de fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estudo de Gênesis 1